MAPA – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA – 54_2025 A professora Camila dá aula para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental e percebe que seus alunos têm dificuldade em compreender a relação entre os diferentes tipos de paisagem e a noção de “espaço geográfico”. Muitos confundem paisagem natural com paisagem […]
ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA – 54_2025 Como a fotografia pode transformar a forma como as crianças veem o mundo geográfico? Imagine uma sala de aula onde o mundo não é apenas lido em livros ou desenhado em mapas, mas vivido e sentido através de imagens reais. A […]
MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 54_2025 SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto. Segundo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, mostrando que o ato de […]
ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 54_2025 O trabalho com a ortografia e a gramática a partir do texto na prática pedagógica. De acordo com Vendrame, Bonnici e Souza (2022), “o texto deve ser compreendido como ponto de partida e ponto de chegada no ensino da ortografia e da […]
MAPA – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – 54_2025 No Brasil, a “constituição cidadã”, a Constituição Federal (1988), inscreve a cidadania como fundamental da República (art. 1º, II) e garante a todos direitos como educação, saúde, moradia, lazer, segurança e transporte (art. 6º), além de afirmar que deve preparar para o pleno exercício da […]
ATIVIDADE 1 – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – 54_2025 A autonomia constitui uma condição para o sentimento do indivíduo ser capaz, nos âmbitos privado e público, de decidir livremente os horizontes de sua vida. Nesse sentido,o empoderamento e autonomia são ilustrados pelos percursos de professores e professoras na prática pedagógica. BIROLI, F. Mídia, […]
MAPA – DESIGN EDUCACIONAL E INOVAÇÕES – 54_2025 O movimento maker mobiliza um conjunto de princípios e valores que empoderam os cidadãos enquanto agentes da mudança e definem a responsabilidade do maker com a comunidade e seu entorno. O conjunto de princípios e valores estimulados pela cultura maker estão alinhados aos objetivos da educação […]
ATIVIDADE 1 – DESIGN EDUCACIONAL E INOVAÇÕES – 54_2025 A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo de produção em fábricas inteligentes, as quais utilizam recursos inovadores nos processos. Na Unidade 1, discutimos a evolução da indústria […]
MAPA – PED – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- 54_2025 A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que carrega especificidades profundas, demandando do docente muito mais do que conhecimentos técnicos: é preciso sensibilidade, escuta ativa e reconhecimento das trajetórias de vida dos estudantes. Mas como formar […]
ATIVIDADE 1 – PED – COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 54_2025 “O educador de jovens e adultos deve ser um mediador cultural, capaz de reconhecer os saberes experienciais dos estudantes e transformá-los em ponto de partida para a construção de conhecimentos escolares significativos. Sua prática não se limita à transmissão […]
