A imagem gerada é um infográfico educativo ilustrando a estrutura e organização das etapas da educação básica no Brasil. A imagem apresenta um diagrama estruturado ou linha do tempo destacando as principais fases da educação básica. As etapas da educação são divididas e identificadas visualmente, incluindo: Educação Infantil: Representada por crianças pequenas em um ambiente […]
Nesse sentido, imagine que você deverá desenvolver uma Unidade de Ensino para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando um recurso digital ou gamificado que potencialize a aprendizagem ativa. Você deverá: 1. Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano. 2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação […]
Compreender a importância das tecnologias no ensino é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio para o educador contemporâneo é integrar essas tecnologias de maneira planejada, significativa e motivadora, respeitando os princípios da aprendizagem ativa e a diversidade de perfis de estudantes. Nessa atividade, você será convidado a ir além da análise: vai construir o […]
Com base na matemática básica ou elementar, tem-se que a razão e proporção são utilizadas para realizar comparações ou estabelecer igualdade entre duas ou mais grandezas diferentes. Deste modo, a razão realiza a comparação e a proporção faz a igualdade entre as razões. Considerando o tema sobre razões e proporções, analise as afirmações a seguir: […]
De acordo com Crespo (2002), as medidas estatísticas têm por objetivo destacar o comportamento dos dados estatísticos. Dessa maneira, é possível localizar tanto a maior concentração de valores de uma dada distribuição, ou seja, o local em que ela se localiza em posição aos elementos observados (início, meio ou fim), como a conferência de uma […]
De acordo com Crespo (2002), da mesma forma que as tabelas, os gráficos têm por função a apresentação de forma clara e objetiva dos resultados de uma pesquisa. Nesse contexto, a apresentação dos dados em um gráfico deve primar pela simplicidade, possuir clareza e expressar a verdade, ou seja, ter veracidade, todavia os gráficos podem […]
Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos. – Introdução: apresente brevemente a importância […]
Quando optamos por apresentar os dados coletados em uma tabela, dizemos que estamos utilizando uma representação tabular, correto? Esta forma de apresentação dos valores tem por objetivo mostrar o comportamento dos dados a fim de facilitar sua análise, permitindo que qualquer tipo de leitor tenha acesso à informação pesquisada sem a necessidade da leitura de […]
Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos escolares, em especial os conhecimentos estatísticos, tendo em vista que este é o momento em que as crianças, naturalmente, questionam sobre tudo ao seu redor, período este das descobertas e curiosidades. […]
Sem categoria
O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva…).
O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva…). Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em […]