Observe a imagem: Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-pai-toca-os-pes-do- bebe_1234906.htm#page=2&query=recem%20nascido&position=34&from_view=search&track=ais. Texto: No que se refere ao desenvolvimento humano o interacionismo leva em conta tanto fatores orgânicos como ambientais e considera a inteligência como o principal meio de adaptação do ser humano ao ambiente social (RODRIGUES, 2016, p. 109). Fonte: RODRIGUES, M. M. As teorias de aprendizagem e suas implicações […]
O brincar, por sua vez, é uma atividade intrinsecamente ligada à infância e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Através do brincar, as crianças exploram o mundo ao seu redor, experimentam diferentes papéis e situações, desenvolvem a imaginação, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Além disso, o brincar promove a interação social, […]
Pedro tem 7 anos e frquenta o segundo ano do ensino fundamental. Desde pequeno, seus pais perceberam que ele apresentava dificuldade em realizar certas atividades motoras que pareciam naturais para crianças de sua idade. Ele tinha dificuldade em amarrar os cadarços do sapato, colocava a roupa do avesso ou de trás para frente e não […]
Levin (2003 apud FALCÃO; BARRETO, 2009, p. 86) descreve que “ . . . Dupré, neurologista francês que, em 1907, . . . rompeu com os pressupostos da correspondência biunívoca entre a localização neurológica e perturbações motoras da infância e formulou a noção de psicomotricidade através de uma linha filosófica neurológica, evidenciando o paralelismo psicomotor, […]
No transcorrer de uma atividade em grupo, a professora instrui os alunos a trabalharem juntos para completar um projeto. Enquanto a maior parte das crianças estão envolvidas com a tarefa, Joaquim começa a distrair os colegas fazendo barulhos altos e interrompendo as conversas dos outros grupos. A professora chama a atenção dele e pede gentilmente […]
Daniel é uma criança de sete anos muita ativa e alegre. No entanto, no contexto escolar tem encontrado algumas dificuldades. Na sala de aula ele senta na terceira carteira, mas toda vez que precisa levantar acaba esbarrando na cadeira do colega da frente derrubando seus materiais no chão e algumas vezes tropeça na bolsa jogada […]
Texto 1: De acordo com Fonseca (1995), o tônus muscular desempenha uma função essencial do desenvolvimento psicomotor, visto que, assegura a postura, atitudes, emoções, mímicas, sendo responsável pelas manifestações motoras do sujeito. Fonte: FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995. Texto 2: A função tônica, é […]
“A sociedade é para o homem uma “necessidade orgânica” que determina o seu desenvolvimento e, portanto, a sua inteligência. A apropriação do conhecimento é um patrimônio extrabiológico inerente ao grupo social no qual vai evoluir e coexistir. No ser humano, o desenvolvimento biológico, ou seja, a sua maturação neurológica, e o desenvolvimento social, ou seja, […]
Texto 1 Com referência à agressividade, tanto Freud quanto Lacan situam-na como constitutiva do eu, na base da constituição do eu e na sua relação com seus objetos. Não negam sua existência, ao contrário, afirmam a agressividade na ordem humana, ordem libidinal. Existe a agressividade, mas ela pode ser sublimada, pode ser recalcada, não precisa […]
Cada um dos conceitos psicomotores trabalha diferentes perspectivas do desenvolvimento da criança e devemos considerar a relevância de cada um deles neste processo. Um destes conceitos é a coordenação motora ampla que consiste na ação de grandes músculos. Fonte: OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis. Vozes. 1997. Considerando a atividade […]