Os jogos, além de serem uma forma de diversão, desempenham um papel importante na sociedade. Eles oferecem um ambiente onde as pessoas aprendem a conviver, a seguir regras, a desenvolver valores coletivos e a aprimorar habilidades sociais essenciais. LORO, A. P.; LEÃO JUNIOR, C. M.; PIMENTEL, G. G. de A.; MACEDO, J. R.; FUGI, N. […]
A zona de desenvolvimento real diz respeito ao conjunto de competências e conhecimentos que o indivíduo já domina e aplica de maneira autônoma, sem necessitar de mediação externa. Esse conceito representa as aquisições já consolidadas no processo de aprendizagem, evidenciando aquilo que foi assimilado e pode ser reproduzido independentemente. De acordo com Rego (2014, p. […]
b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem. c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem. Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação: a) Pré-ordem: X – Y – Z. b) Em-ordem: X – Y – Z. c) Pós-ordem: X – Y – Z.
Por falar em jogos, também nos remetemos a alguns brinquedos que estão presentes na evolução da humanidade. Há brinquedos que são universais, presentes em várias culturas, como a bola, por exemplo. O conceito atemporal do brinquedo ao longo dos tempos e da história social da humanidade nos faz refletir sobre o significado que atribuímos a […]
Os jogos apresentam uma ampla diversidade de características e potencialidades que podem contribuir para o desenvolvimento social. De acordo com Loro (2018), classificar os diferentes tipos de jogos é uma tarefa complexa, dada a variedade de atividades existentes. Nesse sentido, a escolha do jogo a ser proposto deve considerar as necessidades e as particularidades de […]
a) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pré-Ordem. b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem. c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem. Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação: a) Pré-ordem: X – Y – Z. b) Em-ordem: X – Y – Z. c) Pós-ordem: X – Y – Z.
A brincadeira é uma atividade social fundamental para o desenvolvimento cultural das crianças. Segundo Vygotsky (1998), é por meio da brincadeira que a criança capta e interpreta a realidade, interagindo com o mundo ao seu redor. Essa interação cria zonas de desenvolvimento próximo, ajudando a criança a aprender e se desenvolver. Atualmente, muitas brincadeiras ocorrem […]
Com base na árvore anterior, responda quais seriam as ordens de visitação, partindo da raiz: a) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pré-Ordem. b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem. c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem. Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação: a) Pré-ordem: X – Y – Z. b) […]
Com os avanços tecnológicos, os jogos virtuais tornaram-se uma forma popular de lazer e interação, principalmente entre os jovens. Apesar de serem criticados por estimular o sedentarismo, esses jogos, quando utilizados de maneira equilibrada, podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento social. Os jogos em formato multiplayer, em especial, criam oportunidades para que os jogadores […]
Tome a árvore binária a seguir como base para realizar percursos que partirão sempre da raiz (nó 1). Figura 1 – Árvore binária Fonte: OLIVEIRA, P. M. de; PEREIRA, R. de L. Estruturas de Dados II. Maringá: UniCesumar, 2019. p. . Com base na árvore anterior, responda quais seriam as ordens de visitação, partindo da […]