Infecções bacterianas podem causar desde pneumonia, até infecções urinárias, como cistite, e infecções cutâneas, como celulite.

Questão 1 Infecções bacterianas podem causar desde pneumonia, até infecções urinárias, como cistite, e infecções cutâneas, como celulite. O diagnóstico preciso de infecções bacterianas é fundamental para o tratamento adequado e o controle da disseminação da doença. Os métodos imunológicos detectam a presença de anticorpos produzidos pelo hospedeiro em resposta à infecção ou antígenos bacterianos […]

“A assimilação não se reduz (…) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas

“A assimilação não se reduz (…) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas estruturas” (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seus alguns elementos do mundo, […]

Discutir sobre afetividade no contexto escolar como visto em nossos estudos, extrapola a compreensão de afeto como contato íntimo e carinhoso com os discentes

Discutir sobre afetividade no contexto escolar como visto em nossos estudos, extrapola a compreensão de afeto como contato íntimo e carinhoso com os discentes. Corresponde sim, na implicação psicossocial que o ato educativo tem na constituição subjetiva dos indivíduos. Neste contexto, Garcia (2021) elenca a teoria das relações interpessoais como fundamental para o desenvolvimento de […]

Leia o excerto a seguir: Piaget via elementos de verdade e de inverdade em ambas as tradições empiristaseracionalistas

Leia o excerto a seguir: Piaget via elementos de verdade e de inverdade em ambas as tradições empiristaseracionalistas . Como cientista com conhecimento biológico, ele se recusava a continuar o debate com base na especulação filosófica. A única maneira de resolver o conflito epistemológico, dizia ele, era estudar cientificamente a origem e o desenvolvimento do […]

A teoria histórico-cultural surge num contexto de revolução social, sendo influenciada pelos preceitosmarxistas, de tal modo que o desenvolvimento passa a ser debatido com sendo mediado

A teoria histórico-cultural surge num contexto de revolução social, sendo influenciada pelos preceitos marxistas, de tal modo que o desenvolvimento passa a ser debatido com sendo mediado pela ação social. De tal sorte que, para Vygotsky, a formação da inteligência tem sua essência nas relações socioculturais do sujeito. Considerando os fundamentos da teoria citada e […]

Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera oambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não

Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera o ambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não são aspectos cognitivos e, sim, uma análise de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Indivíduos de uma mesma espécie partilham do mesmo conjunto de contingências […]

Observe a imagem: Figura 1 – Menina estudando. Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/aluna-menina-estudando-aprendizagem-1571488/. Acesso em: 28 abr. 2025.

Observe a imagem: Figura 1 – Menina estudando. Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/aluna-menina-estudando-aprendizagem-1571488/. Acesso em: 28 abr. 2025. A psicanálise enquanto ciência não pode ser adaptada como metodologia de ensino no ambiente escolar, mas contribui de forma significativa ao propor a compreensão do desenvolvimento psíquico e evidenciar como os processos anímicos influenciam em todas as ações dos sujeitos. […]

De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12) a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança

a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudosão os processos de mudança De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12), . . . a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança . […]

Em março deste ano, estreou na Netflix a série Adolescência, causando frenesi nas redes sociais, mastambém mobilizando reflexões acerca da violência entre pares

Em março deste ano, estreou na Netflix a série Adolescência, causando frenesi nas redes sociais, mas também mobilizando reflexões acerca da violência entre pares. Neste contexto, Noronha (2025) publicou uma entrevista que fez com alguns debatedores da educação e saúde mental na CNN Brasil sob o título “Como a série ‘Adolescência’ influencia o debate sobre […]

Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação comoobjeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito

Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação como objeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito de instâncias psicológicas que compõem este sujeito: o psiquismo, a cognição, a “mente”, a consciência, a identidade, o self; mas também, as percepções, as interpretações, e […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.