Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o fato de que essa expressão não é conceitualmente consensual, uma vez que a própria noção de cidadania carrega múltiplas perspectivas e interpretações. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre […]
De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento da competência intercultural requer ações que estejam em sintonia com os valores de empatia e respeito, evitando comportamentos que minem o diálogo entre culturas. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]
Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou esquecido. Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: […]
Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da crescente importância diante do cenário de diversidade cultural nas instituições de ensino. O texto argumenta que a formação acadêmica deve estar orientada para a construção de competências capazes de preparar o […]
São cinco os elementos que podem ser considerados no processo de desenvolvimento das competências interculturais: atitudes, conhecimento, habilidades, resultados internos e resultados externos. Esses elementos orientam tanto a construção curricular quanto a trajetória formativa dos indivíduos. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os […]
A educação internacional exige da instituição intencionalidade em sua prática pedagógica e administrativa. Não se trata apenas de conhecer a cultura do outro, mas de promover um ambiente formativo que desenvolva habilidades de convivência, empatia e respeito à diversidade. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino […]
ATIVIDADE 1 – BIO – ENGENHARIA GENÉTICA – 52_2025 “ O novo teste rápido PCR multiplex para o diagnóstico de meningite em cerca de 1h passa a fazer parte do rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados. O teste PCR […]
Sem categoria
Assim, entender as influências do comportamento de consumo nos faz compreender de maneira mais clara o processo de decisão de compra, desde o desejo, passando pela experiência da compra efetiva, até o pós-venda, tendo como objetivo estratégico de marketing encantar o consumidor em todas essas etapas.
Comportamento do Consumidor Cada pessoa é diferente uma da outra e não existem no mundo duas pessoas totalmente iguais; mesmo gêmeos univitelinos (com características físicas muito semelhantes) têm em sua trajetória experiências diferentes, e se tornam indivíduos únicos por isso. Dessa forma, o que nos torna diferentes no mundo vai além de nossa aparência. Toda […]
ATIVIDADE 1 – RH – IDENTIFICAÇÃO E REALOCAÇÃO DE TALENTOS – 54_2024 A fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nessa disciplina de Identificação e Realocação de Talentos, imagine que você é o profissional de Recursos Humanos (RH) responsável pelos processos de Recrutamento e Seleção de Pessoal de uma grande rede de varejo […]
ATIVIDADE 1 – TEOL – TEOLOGIA, HISTÓRIA E PRÁTICA PENTECOSTAL – 54_2024 O caminho para esse “mapeamento” do protestantismo traz consigo alguns desafios, pois este não é configurado como um grupo homogêneo, institucionalmente centralizado, antes constitui um leque organizacional, doutrinário e litúrgico extremamente matizado. Faz-se necessário, antes de continuarmos, entendermos, em primeiro lugar, o chamado […]