Quais aspectos culturais aproximam o mercado mexicano ao mercado brasileiro, segundo o texto 2? Por que a investida do Habib´s no México não alcançou o sucesso esperado? Qual a importância de as empresas que desejam se internacionalizar conheçam o país que será seu mercado-alvo e, além de conhecerem as regras formais, conheçam também as regras […]
Qual a forma de internacionalização escolhida pela empresa brasileira Habib´s ? Quais aspectos culturais aproximam o mercado mexicano ao mercado brasileiro, segundo o texto 2? Por que a investida do Habib´s no México não alcançou o sucesso esperado? Qual a importância de as empresas que desejam se internacionalizar conheçam o país que será seu mercado-alvo […]
REFLEXÃO E AÇÃO: No nosso livro didático, foram apresentados os principais riscos em negócios internacionais, e eles estão divididos nas seguintes áreas: Risco Comercial; Risco Monetário; Risco-país e Risco Intercultural. Levando essas informações em conta, responda as seguintes questões: Qual a forma de internacionalização escolhida pela empresa brasileira Habib´s ? Quais aspectos culturais aproximam o […]
NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa – RDC n° 36/2013, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade […]
M.A.P.A.: A atividade mapa da disciplina de Gestão de Serviço, auxiliará você aluno(a) em sua trajetória de formação acadêmica, proporcionando o entendimento sobre o Núcleo de Segurança do Paciente, que é uma comissão classificada como obrigatória nas instituições de saúde. Vamos iniciar com a leitura do texto formativo, em seguida a reportagem sobre o tema: […]
Os problemas encontrados pela rede foram os relacionados à adaptabilidade local, assim como em O Boticário, por exemplo, o grande carro chefe do Habib´s, a esfiha, de grande sucesso no Brasil, não era conhecida pelos mexicanos e que, diante disso, tentaram modificar a estrutura de marketing definindo a esfiha como um taco mexicano, o que […]
Além destes, a Visão Baseada em Recursos de Barney (1991), também é aplicado ao caso, uma vez que o processo produtivo interno é uma das vantagens competitivas da organização e poderia ser levada para outros países. A Cidade do México foi escolhida por ter características similares às de São Paulo, tais como: trata-se de uma […]
EXPERIMENTAÇÃO: Texto 2 Habib´s O processo de internacionalização do Habib´s, assim como O Boticário, foi por investimento direto estrangeiro na forma de greenfield, com objetivos de se tornar um dos players do fast food do mundo. O Habib’s inaugurou no ano de 2000 a primeira unidade na Cidade do México. Na época, tinha 650 m² […]
3) Crie um mapa conceitual, com relação aos princípios básicos da Administração Pública, explicando cada um dos princípios. Seja criativo(a). Leia atentamente as orientações a seguir: Uso obrigatório do template: Para realizar esta atividade, utilize o template do formulário MAPA, disponível no ambiente da disciplina, no menu ARQUIVO > MATERIAL DA DISCIPLINA. Assista […]
MAPA – COMEX – RELAÇÕES INTERNACIONAIS – 52_2025 CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITUALIZAÇÃO: Texto 1 Desafios da internacionalização A internacionalização exige que a empresa reflita sobre alguns pontos estratégicos, por exemplo: – Seleção de mercado-alvo: a escolha do país para iniciar ou prosseguir no processo de internacionalização passa pela avaliação dos potenciais ganhos e riscos associados. […]