Questão 4 Diariamente, o nosso organismo é atacado por diferentes tipos de microrganismos patogênicos. Neste cenário, o nosso sistema imunológico dispõe de uma grande diversidade de células e componentes humorais, capazes de neutralizar e eliminar antígenos. Fonte: elaborado pelo Professor, 2022. Com base nas características relacionadas aos componentes humorais da resposta imune inata e adaptativa, […]
Questão 3 Carla e Sheila são bailarinas de um famoso grupo de Axé. Elas acabaram de retornar a sua cidade natal após dez dias de trabalho intenso em turnê por Manaus. Há sete dias, Carla apresentou febre leve e nenhuma outra intercorrência. Sheila está com diarréia aguda e vômito. Após consulta médica, a hipótese diagnóstica […]
Questão 2 A AIDS surgiu no início da década de 80 e, atualmente, é caracterizada com o um tipo grave de imunodeficiência causada pelo vírus HIV. No início da infecção, o vírus afeta negativamente a função de células da resposta imune inata, porém, existe uma população de células imunes que são consideradas as mais prejudicadas […]
Questão 1 Gretchen Patrícia, 34 anos, sexo feminino, cor parda, com história de descontrole pressórico medicamento na dose de 250mg duas vezes ao dia. Após três meses do parto, evoluiu com icterícia em escleras e pele, e alteração do nível de consciência, sendo levada ao Pronto-Socorro, onde foi feito diagnóstico de encefalopatia hepática grau II-III devido […]
Questão 10 Tradicionalmente, o marketing seguia os 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Em 1993, Robert Lauterborn propôs os 4Cs, colocando o consumidor no centro das decisões. O Cliente foca em compreender necessidades e desejos; o Custo considera o valor percebido; a Conveniência torna produtos práticos e acessíveis; e a Comunicação transmite benefícios e valores […]
Questão 9 O plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Ele funciona em dois níveis: estratégico e tático. O plano de marketing estratégico estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor a ser oferecida com base em uma análise das melhores oportunidades de mercado. O plano de […]
Questão 8 Michael Porter propôs três estratégias competitivas que ajudam as empresas a obter vantagem no mercado: liderança em custos, diferenciação e foco. A liderança em custos busca reduzir despesas e otimizar processos produtivos para oferecer preços mais baixos que os da concorrência. A diferenciação concentra-se em fornecer produtos ou serviços únicos, valorizados pelos consumidores. […]
Questão 7 Considere a situação hipotética a seguir:A empresa NatVax, do setor de laticínios, deseja lançar uma nova linha de iogurtes sem lactose e sem adição de açúcares e, para isso, reuniu um pequeno grupo de consumidores em uma sala para discutir diferentes modelos de embalagens. Durante o encontro, os participantes puderam avaliar aspectos como […]
Questão 6 A cultura é a base que molda o comportamento do consumidor, influenciando suas escolhas e preferências. Ela abrange tanto aspectos abstratos, como valores e normas, quanto objetos materiais e serviços produzidos pela sociedade. Fatores culturais, como cultura, subcultura e classe social, são fundamentais para entender os hábitos de compra. A cultura é o […]
Questão 5 No cenário digital, os nutricionistas enfrentam o desafio ético de equilibrar interesses comerciais com a promoção de escolhas alimentares saudáveis. Com a evolução das tecnologias e o aumento das redes sociais, campanhas publicitárias se tornaram mais persuasivas e voltadas para produtos de baixa qualidade nutricional. Nesse contexto, os nutricionistas devem adaptar-se às novas […]
