No ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ainda há lacunas

  No ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ainda há lacunas quanto à oferta de recursos adequados – tanto digitais quanto físicos – para muitos objetos de conhecimento. Por isso, como futuro docente de Matemática (e educador em campos interdisciplinares), você será desafiado, nessa atividade MAPA, a […]

Por isso Adam Smith defende o comércio sem entraves, porque o comércio não precisa ser objeto de guerra e disputa entre os estados. Se os estados colaborarem,

Por isso Adam Smith defende o comércio sem entraves, porque o comércio não precisa ser objeto de guerra e disputa entre os estados. Se os estados colaborarem, todos podem ganhar, favorecendo a riqueza universal. As trocas são civilizatórias, produtivas, humanizantes. É o “doux commerce”, o comércio edulcorado do Liberalismo. Texto 4 O livre-comércio não foi […]

Os fisiocratas se autointulam ‘les économistes’ e são os primeiros a defender uma agenda da produtividade. Os Économistes combatem politicamente os privilégios,

  Os fisiocratas se autointulam ‘les économistes‘ e são os primeiros a defender uma agenda da produtividade. Os Économistes combatem politicamente os privilégios, monopólios e clientelismos da Razão de Estado, que atrapalham a produtividade dos processos naturais. A intervenção soberana provoca distorções na economia orgânica. Daí surge o seu slogan: “laissez faire”. A frase completa […]

Ao mesmo tempo, o uso de materiais físicos manipuláveis também desempenha um papel fundamental no ensino de Matemática.

Ao mesmo tempo, o uso de materiais físicos manipuláveis também desempenha um papel fundamental no ensino de Matemática. Recursos concretos, como jogos de tabuleiro, blocos lógicos, sólidos geométricos e outros materiais táteis, ajudam os alunos a construir significados a partir da experimentação e da visualização, promovendo o raciocínio lógico, a abstração e o pensamento matemático […]

Texto 3 Os fisiocratas se autointulam ‘les économistes’ e são os primeiros a defender uma agenda da produtividade. Os Économistes combatem politicamente

Texto 3 Os fisiocratas se autointulam ‘les économistes‘ e são os primeiros a defender uma agenda da produtividade. Os Économistes combatem politicamente os privilégios, monopólios e clientelismos da Razão de Estado, que atrapalham a produtividade dos processos naturais. A intervenção soberana provoca distorções na economia orgânica. Daí surge o seu slogan: “laissez faire”. A frase […]

Uma possível análise do quadro: O povo avança destemido em direção ao observador, caminhando em meio a mortos e feridos. Apesar do número

Uma possível análise do quadro: O povo avança destemido em direção ao observador, caminhando em meio a mortos e feridos. Apesar do número relativamente pequeno de figuras representando o povo, as nuvens de pó e pólvora ao fundo, insinuando o contorno de armas, repassam a impressão de que há uma grande multidão sendo motivada pela […]

Texto 2 Uma possível análise do quadro: O povo avança destemido em direção ao observador, caminhando em meio a mortos e feridos. Apesar

Texto 2 Uma possível análise do quadro: O povo avança destemido em direção ao observador, caminhando em meio a mortos e feridos. Apesar do número relativamente pequeno de figuras representando o povo, as nuvens de pó e pólvora ao fundo, insinuando o contorno de armas, repassam a impressão de que há uma grande multidão sendo […]

Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível.

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025 Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que […]

– O que essa atividade trouxe para sua formação como futuro professor?

  – O que essa atividade trouxe para sua formação como futuro professor? Essa parte é essencial para demonstrar autoria, criticidade e envolvimento com a disciplina. Aproveite para refletir não apenas como aluno, mas como educador em formação, que precisa aprender a transformar conteúdos históricos em experiências significativas para os estudantes da educação básica.  

– De que forma a História da Matemática pode tornar as aulas mais interessantes e humanas?

  – De que forma a História da Matemática pode tornar as aulas mais interessantes e humanas? – O que essa atividade trouxe para sua formação como futuro professor? Essa parte é essencial para demonstrar autoria, criticidade e envolvimento com a disciplina. Aproveite para refletir não apenas como aluno, mas como educador em formação, que […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.