b) De que forma os princípios valor do dinheiro no tempo, taxa de retorno e custo de oportunidade contribuem para uma tomada de decisão racional, permitindo comparar alternativas e identificar aquela com maior viabilidade econômica e sustentabilidade financeira?
Ao elaboramos projetos rodoviários, alguns elementos imprescindíveis devem ser verificados para que a rodovia apresente segurança aos seus usuários, como distância de visibilidade de frenagem e a distância de visibilidade de ultrapassagem, dois elementos muito importantes para a segurança da via. Por definição, a Distância de Visibilidade é a extensão que pode ser vista […]
Por definição, a Distância de Visibilidade é a extensão que pode ser vista à frente pelo motorista. A partir desta que se realizam alguns tipos de movimentações sobre a pista, por exemplo, frenagens. Assim, quanto mais uma estrada permite que o usuário tenha uma maior distância de visibilidade, mais segura essa via é nesse […]
1) A distância de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa ascendente de 1%. 2) Calcular as distâncias de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa […]
2) Calcular as distâncias de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa descendente de 3%. 3) Qual dos valores (distância desejável ou distância mínima) é exigido em obediência ao manual de projeto geométrico de rodovias rurais? Por qual motivo busca-se […]
3) Qual dos valores (distância desejável ou distância mínima) é exigido em obediência ao manual de projeto geométrico de rodovias rurais? Por qual motivo busca-se atingir os valores desejáveis sempre que possível? 4) Compare os valores encontrados nos itens 1 e 2 com as tabelas 5.3.1.3 e 5.3.1.4. Explique com suas palavras o motivo […]
4) Compare os valores encontrados nos itens 1 e 2 com as tabelas 5.3.1.3 e 5.3.1.4. Explique com suas palavras o motivo de haver diferença entre o cálculo e o valor tabelado. Utilize como referência os dados contidos no Manual de projeto geométrico de rodovias rurais do DNIT, disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/706_manual_de_projeto_geometrico.pdf, quadro 5.3.1.2. […]
Em projetos de vigas e pilares de concreto armado, os domínios de deformação são fundamentais para garantir segurança e ductilidade das seções. a) Explique o que são os domínios de deformação de uma seção de concreto armado, conforme a NBR 6118:2023. b) Descreva detalhadamente os Domínios 2, 3 e 4, abordando: Distribuição de deformações […]
a) Explique o que são os domínios de deformação de uma seção de concreto armado, conforme a NBR 6118:2023. b) Descreva detalhadamente os Domínios 2, 3 e 4, abordando: Distribuição de deformações ao longo da seção. 2. Comportamento do concreto e do aço. 3. Tipo de ruptura (dúctil ou frágil). Importância de cada domínio […]
b) Descreva detalhadamente os Domínios 2, 3 e 4, abordando: Distribuição de deformações ao longo da seção. 2. Comportamento do concreto e do aço. 3. Tipo de ruptura (dúctil ou frágil). Importância de cada domínio no dimensionamento de vigas e pilares. c) Explique por que é importante que as vigas trabalhem preferencialmente no Domínio […]
