b) De que forma os princípios valor do dinheiro no tempo, taxa de retorno e custo de oportunidade contribuem para uma tomada de decisão racional

  b) De que forma os princípios valor do dinheiro no tempo, taxa de retorno e custo de oportunidade contribuem para uma tomada de decisão racional, permitindo comparar alternativas e identificar aquela com maior viabilidade econômica e sustentabilidade financeira?  

Ao elaboramos projetos rodoviários, alguns elementos imprescindíveis devem ser verificados para que a rodovia apresente segurança aos seus usuários

  Ao elaboramos projetos rodoviários, alguns elementos imprescindíveis devem ser verificados para que a rodovia apresente segurança aos seus usuários, como distância de visibilidade de frenagem e a distância de visibilidade de ultrapassagem, dois elementos muito importantes para a segurança da via. Por definição, a Distância de Visibilidade é a extensão que pode ser vista […]

Por definição, a Distância de Visibilidade é a extensão que pode ser vista à frente pelo motorista. A partir desta que se realizam alguns tipos de movimentações sobre a pista, por exemplo, frenagens

  Por definição, a Distância de Visibilidade é a extensão que pode ser vista à frente pelo motorista. A partir desta que se realizam alguns tipos de movimentações sobre a pista, por exemplo, frenagens. Assim, quanto mais uma estrada permite que o usuário tenha uma maior distância de visibilidade, mais segura essa via é nesse […]

1) A distância de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa ascendente de 1%.

  1) A distância de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa ascendente de 1%.  2) Calcular as distâncias de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa […]

 2) Calcular as distâncias de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa descendente de 3%.

   2) Calcular as distâncias de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa descendente de 3%.  3) Qual dos valores (distância desejável ou distância mínima) é exigido em obediência ao manual de projeto geométrico de rodovias rurais? Por qual motivo busca-se […]

 3) Qual dos valores (distância desejável ou distância mínima) é exigido em obediência ao manual de projeto geométrico de rodovias rurais? Por qual motivo busca-se atingir os valores desejáveis sempre que possível?

   3) Qual dos valores (distância desejável ou distância mínima) é exigido em obediência ao manual de projeto geométrico de rodovias rurais? Por qual motivo busca-se atingir os valores desejáveis sempre que possível? 4) ​Compare os valores encontrados nos itens 1 e 2 com as tabelas 5.3.1.3 e 5.3.1.4. Explique com suas palavras o motivo […]

4) ​Compare os valores encontrados nos itens 1 e 2 com as tabelas 5.3.1.3 e 5.3.1.4. Explique com suas palavras o motivo de haver diferença entre o cálculo e o valor tabelado.

  4) ​Compare os valores encontrados nos itens 1 e 2 com as tabelas 5.3.1.3 e 5.3.1.4. Explique com suas palavras o motivo de haver diferença entre o cálculo e o valor tabelado.   Utilize como referência os dados contidos no Manual de projeto geométrico de rodovias rurais do DNIT, disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/706_manual_de_projeto_geometrico.pdf, quadro 5.3.1.2. […]

Em projetos de vigas e pilares de concreto armado, os domínios de deformação são fundamentais para garantir segurança e ductilidade das seções.

  Em projetos de vigas e pilares de concreto armado, os domínios de deformação são fundamentais para garantir segurança e ductilidade das seções. a) Explique o que são os domínios de deformação de uma seção de concreto armado, conforme a NBR 6118:2023. b) Descreva detalhadamente os Domínios 2, 3 e 4, abordando: Distribuição de deformações […]

a) Explique o que são os domínios de deformação de uma seção de concreto armado, conforme a NBR 6118:2023.

  a) Explique o que são os domínios de deformação de uma seção de concreto armado, conforme a NBR 6118:2023. b) Descreva detalhadamente os Domínios 2, 3 e 4, abordando: Distribuição de deformações ao longo da seção. 2. Comportamento do concreto e do aço. 3. Tipo de ruptura (dúctil ou frágil). Importância de cada domínio […]

b) Descreva detalhadamente os Domínios 2, 3 e 4, abordando:

  b) Descreva detalhadamente os Domínios 2, 3 e 4, abordando: Distribuição de deformações ao longo da seção. 2. Comportamento do concreto e do aço. 3. Tipo de ruptura (dúctil ou frágil). Importância de cada domínio no dimensionamento de vigas e pilares. c) Explique por que é importante que as vigas trabalhem preferencialmente no Domínio […]

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