Questão 4 Um paciente em ventilação mecânica na UTI apresenta sedação contínua com propofol e analgesia com fentanil. Durante a visita multiprofissional, o enfermeiro observa hipotensão leve e início de bradicardia. Considerando as características farmacológicas e os cuidados com medicamentos em UTI, qual deve ser a conduta prioritária do enfermeiro? Alternativas Alternativa 1: Solicitar troca […]
Questão 3 Na UTI, um paciente séptico recebe norepinefrina por acesso venoso central. Durante o plantão, o enfermeiro identifica extravasamento no local da punção. Considerando a farmacodinâmica dessa droga e as medidas recomendadas, qual ação deve ser realizada de forma imediata? Alternativas Alternativa 1: Aplicar calor local para vasodilatação. Alternativa 2: Irrigar o local com […]
Questão 2 “O carro de emergência é uma estrutura móvel constituída por espaços providos de materiais, medicamentos e equipamentos necessários para o atendimento do paciente em situações de urgências ou emergências. Ele tem como objetivo facilitar o acesso de toda a equipe, de forma rápida, aos materiais necessários durante as intercorrências, tornando o acesso mais […]
Questão 1 Um paciente em ventilação mecânica invasiva apresenta acúmulo de secreções e queda na saturação de oxigênio para 88%. O enfermeiro decide realizar aspiração traqueal.De acordo com as boas práticas, qual procedimento deve ser seguido para reduzir risco de hipoxemia e complicações? Alternativas Alternativa 1: Retirar temporariamente a sedação antes da aspiração. Alternativa 2: […]
Questão 10 No contexto educacional atual, a elaboração de planos de ensino é uma prática essencial para garantir que os objetivos pedagógicos sejam alcançados eficazmente. Os planos devem considerar diversos elementos, como identificação, objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliação. Essa estrutura não apenas organiza o processo de ensino-aprendizagem, mas também permite que os educadores […]
Questão 9 A didática, como componente fundamental da prática pedagógica, não apenas articula teoria e prática, mas também se baseia em diferentes áreas do saber para orientar o processo de ensino-aprendizagem. Ela desempenha um papel sociopolítico relevante, ao influenciar diretamente na qualidade e na eficácia da educação. Segundo Oliveira (1995 apud Carvalho, 2024), a didática possui objetivos […]
Questão 8 A didática é elemento integrador que permite conexão entre a teoria e a prática, cujo objetivo visa alcançar o ensinar. Um educador em qualquer área reconhece a importância do embasamento teórico para a construção sustentável da prática pedagógica (Carvalho, 2024). Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. Sobre o exposto, […]
Questão 7 A didática é um campo do conhecimento que visa organizar e orientar o processo de ensino-aprendizagem, articulando teoria e prática para promover um ensino mais estruturado e eficaz. Ela não se limita a métodos e técnicas de ensino, mas também considera os contextos socioculturais e os fatores situacionais que influenciam a prática docente […]
Questão 6 O planejamento educacional é uma prática fundamental para a organização do trabalho pedagógico e didático, ao orientar a elaboração de estratégias, metodologias e atividades que visam alcançar os objetivos educacionais de maneira estruturada e eficiente. Ele permite ao educador antecipar desafios, ajustar abordagens e garantir uma aprendizagem significativa e alinhada às necessidades dos […]
Questão 5 O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na saúde, conforme abordado na legislação e nas práticas educativas, é fundamental para a melhoria da qualidade da assistência e para a formação dos profissionais. As TIC, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e a Inteligência Artificial (IA), não apenas facilitam a gestão […]
