Para a terraplenagem, os volumes de corte e aterro são conceitos fundamentais que se referem às operações de escavação e deposição de solo durante a preparação do terreno para a construção de estradas, edifícios,

Questão 7 Para a terraplenagem, os volumes de corte e aterro são conceitos fundamentais que se referem às operações de escavação e deposição de solo durante a preparação do terreno para a construção de estradas, edifícios, represas, entre outras obras de engenharia civil. MASSAD, F. Obras de Terra: Curso Básico de Geotecnia​​. São Paulo: Oficina de […]

Materiais asfálticos são os materiais betuminosos que exclusivamente derivam do petróleo. Já os materiais betuminosos, que têm origem da queima de matéria orgânica são chamados de alcatrões. Normalmente, essa diferenciação

Questão 6 Materiais asfálticos são os materiais betuminosos que exclusivamente derivam do petróleo. Já os materiais betuminosos, que têm origem da queima de matéria orgânica são chamados de alcatrões. Normalmente, essa diferenciação tem origem na bibliografia base utilizada, já que nos Estados Unidos é utilizado o termo asfalto (asphalt) e na Europa o termo betume […]

O glossário de termos técnicos rodoviários define pavimento como a superestrutura constituída por camadas de espessuras finitas, assentadas sobre um semiespaço considerado teoricamente como infinito.

Questão 5 O glossário de termos técnicos rodoviários define pavimento como a superestrutura constituída por camadas de espessuras finitas, assentadas sobre um semiespaço considerado teoricamente como infinito. Adaptado de: DNIT. IPR 710: Glossário de Termos Técnicos Rodoviários. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Rodoviárias, 2017. Analise o trecho a seguir com a descrição de uma camada […]

Pode-se classificar os diferentes tipos de intervenções nos pavimentos conforme os diferentes objetivos. Financeiramente é preferível prevenir ao invés de corrigir, pois manutenções preventivas tem custos inferiores e

Questão 4 Pode-se classificar os diferentes tipos de intervenções nos pavimentos conforme os diferentes objetivos. Financeiramente é preferível prevenir ao invés de corrigir, pois manutenções preventivas tem custos inferiores em comparação com a manutenções corretivas. BERBERT, Allan Cassiolato. Estradas e Rodovias. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a […]

Ao realizarmos a execução de uma camada sobre outra executada previamente, deve-se realizar uma pintura betuminosa. Esta pintura é realizada por meio da aplicação de uma fina camada de material betuminoso

Questão 3 Ao realizarmos a execução de uma camada sobre outra executada previamente, deve-se realizar uma pintura betuminosa. Esta pintura é realizada por meio da aplicação de uma fina camada de material betuminoso, geralmente emulsões ou asfaltos diluídos, sobre a superfície de uma camada já executada. Elaborado pelo professor, 2024. A partir das informações acima […]

O Índice de suporte Califórnia (ISC) refere-se ao suporte de carga que um determinado material ao compararmos a um material de referência. Este valor é obtido a partir da penetração de um pistão em um

Questão 2 O Índice de suporte Califórnia (ISC) refere-se ao suporte de carga que um determinado material ao compararmos a um material de referência. Este valor é obtido a partir da penetração de um pistão em um corpo de prova, que foi deixado em submersão por um período de 4 dias. Com um ISC maior […]

A distância de percepção e reação é a distância que o veículo percorre durante o período entre quando o motorista percebe um obstáculo na via e tem reação de iniciar o processo frenagem.

Questão 1 A distância de percepção e reação é a distância que o veículo percorre durante o período entre quando o motorista percebe um obstáculo na via e tem reação de iniciar o processo frenagem. BERBERT, A. C. ​Estradas e Rodovias. Maringá:Unicesumar, 2022. A distância de percepção e reação (em metros) é tratada como “dp”, […]

“As variações de temperaturas experimentadas pelos materiais podem acabar causando tensões neles. Essas tensões térmicas precisam ser levadas em conta, uma vez que podem causar uma deformação plástic

Questão 10 “As variações de temperaturas experimentadas pelos materiais podem acabar causando tensões neles. Essas tensões térmicas precisam ser levadas em conta, uma vez que podem causar uma deformação plástica indesejável ou, até mesmo, a fratura de um componente.” SOUZA, L. H. de. ​Ciências dos Materiais. Maringá: Unicesumar, 2019. Sobre tensões térmicas, avalie as afirmações […]

“A partir da resistividade elétrica, podemos definir outra propriedade importante, a condutividade elétrica, σ, que é simplesmente o inverso da resistividade elétrica. Assim como a resistividade

Questão 9 “A partir da resistividade elétrica, podemos definir outra propriedade importante, a condutividade elétrica, σ, que é simplesmente o inverso da resistividade elétrica. Assim como a resistividade elétrica, a condutividade elétrica não depende da geometria da amostra, depende somente do tipo de material utilizado”. ​SOUZA, Luis Henrique de. Ciências dos Materiais. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. […]

“Os aços são produzidos essencialmente de duas maneiras, a partir da redução de minérios de ferro ou pela reciclagem de sucata de aço. Os aços são ligas ferrosas que, na teoria, contêm concentrações de carbono entre 0,08%p

Questão 8 “Os aços são produzidos essencialmente de duas maneiras, a partir da redução de minérios de ferro ou pela reciclagem de sucata de aço. Os aços são ligas ferrosas que, na teoria, contêm concentrações de carbono entre 0,08%p e 2,14%p, entretanto, na prática são quase sempre inferiores a 1%p C. As propriedades mecânicas dos […]

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