O historiador Peter Burke (2003) analisa um período da História em que a classificação do conhecimento se fundamentava em um tripé intelectual

QUESTÃO 2 O historiador Peter Burke (2003) analisa um período da História em que a classificação do conhecimento se fundamentava em um tripé intelectual: currículos, bibliotecas e enciclopédias. Para Burke, esses elementos funcionam como subsistemas integrados a um sistema mais amplo. Esse sistema maior pressupõe que o conhecimento é algo que pode ser acumulado, aprimorado […]

A política de indexação não deve ser vista como uma lista de procedimentos a serem seguidos, e sim um conjunto de decisões que esclareçam os interesses

QUESTÃO 1 A política de indexação não deve ser vista como uma lista de procedimentos a serem seguidos, e sim um conjunto de decisões que esclareçam os interesses e objetivos de um sistema de informação e, particularmente, do sistema de recuperação da informação. A política decide não só sobre a consistência dos procedimentos de indexação […]

O processo de aquisição de materiais para uma coleção pode ocorrer por meio de três modalidades principais: compra, doação e permuta.

QUESTÃO 9 O processo de aquisição de materiais para uma coleção pode ocorrer por meio de três modalidades principais: compra, doação e permuta. Cada uma dessas modalidades possui particularidades e critérios que o bibliotecário deve considerar. No caso de bibliotecas públicas e comunitárias, a doação é frequentemente a principal forma de entrada de materiais no […]

No exercício da profissão de bibliotecário, é essencial garantir que as informações sejam acessíveis a todos os usuários, independentemente de suas crenças, identidades ou orientações

QUESTÃO 10 No exercício da profissão de bibliotecário, é essencial garantir que as informações sejam acessíveis a todos os usuários, independentemente de suas crenças, identidades ou orientações. A atuação profissional deve ser neutra, respeitando o princípio da igualdade e o respeito pelas diversas necessidades e perspectivas dos usuários.     Fonte: SILVA, P. S. da […]

Quando falamos de acesso à informação, almeja-se que todo o cidadão tenha o seu direito assegurado e possa acessar a informação que desejar, quando e onde desejar

QUESTÃO 8 Quando falamos de acesso à informação, almeja-se que todo o cidadão tenha o seu direito assegurado e possa acessar a informação que desejar, quando e onde desejar. Entretanto, nem sempre podemos acessar as informações que queremos, sejam elas de cunho restrito a uma cadeia superior (assuntos das forças armadas e governamentais, por exemplo) […]

A Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções é o documento que garante que as ações da formação e desenvolvimento de coleções sejam realizadas de acordo com o planejado

QUESTÃO 7 A Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções é o documento que garante que as ações da formação e desenvolvimento de coleções sejam realizadas de acordo com o planejado e de forma padronizada, ou seja, é preciso recorrer ao planejamento prévio, que foi estabelecido para a execução das cinco etapas que compreendem esse […]

As revistas científicas, que surgiram com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e o relato de experiências entre pesquisadores, tornaram-se o principal canal de comunicação científica

QUESTÃO 6 As revistas científicas, que surgiram com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e o relato de experiências entre pesquisadores, tornaram-se o principal canal de comunicação científica. Com o tempo, sua gestão foi assumida por grandes editoras, que transformaram a comunicação científica em um negócio altamente lucrativo, criando uma crise no sistema. […]

Um bibliotecário responsável pelo setor de aquisição de uma biblioteca universitária, que atende a cursos de engenharia, está encarregado de selecionar materiais para a coleção de referência

QUESTÃO 5 Um bibliotecário responsável pelo setor de aquisição de uma biblioteca universitária, que atende a cursos de engenharia, está encarregado de selecionar materiais para a coleção de referência. Durante o processo de seleção, a comissão, composta por professores, alunos e bibliotecários, sugere a aquisição de um manual técnico de 1980 sobre técnicas de construção […]

A elaboração de uma Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções requer a participação de uma equipe composta por profissionais da biblioteca e representantes da comunidade

QUESTÃO 4 A elaboração de uma Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções requer a participação de uma equipe composta por profissionais da biblioteca e representantes da comunidade. Essa equipe é responsável por diversas ações estratégicas, incluindo a análise dos objetivos gerais da organização, a definição das prioridades de seleção, projeção de expansão do acervo […]

O direito autoral é um ramo do direito que protege a propriedade intelectual de obras criativas. Ele concede ao autor o direito exclusivo de controlar a reprodução e distribuição de suas criações.

QUESTÃO 3 O direito autoral é um ramo do direito que protege a propriedade intelectual de obras criativas. Ele concede ao autor o direito exclusivo de controlar a reprodução e distribuição de suas criações. No Brasil, a Lei nº 9.610/1998 (LDA) regula esses direitos, distinguindo os direitos morais dos direitos patrimoniais do autor. Os direitos […]

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