QUESTÃO 4 A política de formação e desenvolvimento de coleções é um documento norteador que garante a execução de um planejamento prévio, com o estabelecimento de diretrizes e normas para a gestão de um acervo. Sua elaboração é um exercício de reflexão e democracia, pois envolve a participação de diversos profissionais e da comunidade, para […]
QUESTÃO 3 A disseminação e a troca de informação entre as pessoas é um ato corriqueiro na atualidade, pois a partir de um dispositivo ligado à internet, qualquer pessoa pode acessar e compartilhar informações, seja em um documento, um vídeo ou áudio. Esta praticidade e agilidade como estas informações circulam, tornaram-se a preocupação de muitos […]
QUESTÃO 2 A profissão de bibliotecário tem natureza sociocultural e suas principais características são a prestação de serviços de informação à sociedade e a garantia de acesso indiscriminado a esses serviços, livre de quaisquer embargos. Neste tocante, o bibliotecário deve manter a imparcialidade ao selecionar materiais para compor o acervo da unidade de informação, a […]
QUESTÃO 1 A atividade de formação e desenvolvimento de coleções é central para a atuação do bibliotecário, pois a coleção de uma biblioteca, em conjunto com seu acervo, reflete o cenário, a missão e os objetivos da instituição a que está vinculada. Nesse contexto, a atuação do profissional da informação vai além do simples acúmulo […]
QUESTÃO 9 Quando pensamos no futebol “acessível”, futebol paraolímpico ou futebol para pessoas com deficiência, devemos lembrar do princípio pedagógico “ensinar futebol a todos”, que ressalta a importância de entender que todos, independente das suas limitações, podem e tem o direito de aprender a jogar esse esporte incrível. SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. […]
QUESTÃO 8 Para Souza Júnior e Ferreira (2018, p. 217): “O Fútbol Callejero consiste em uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social, merecendo espaço tanto nas aulas de Educação Física escolar como em outros contextos, na medida em que possibilita um canal de diálogo e de protagonismo juvenil com vistas à formação do sujeito […]
QUESTÃO 7 Ser um jogador profissional de futebol é o sonho de muitos meninos (e tem sido também das meninas) que são motivados pela esperança de uma carreira no esporte, um futuro de fama, prestígio social e contas bancárias milionárias. Esse cenário, aliado à perspectiva da “ideologia do dom” pode atrapalhar o desenvolvimento desses indivíduos, […]
QUESTÃO 6 No final da Unidade II, os autores abordam o termo “Praxiologia Motriz” e os conceitos de lógica interna e lógica externa do futebol. SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018. Considerando esse conteúdo, assinale a alternativa que melhor representa a definição […]
QUESTÃO 5 A aristocracia e alta burguesia inglesa, com o intuito de criar uma legislação nacional e fortalecer a prática do futebol, começaram a fundar clubes esportivos. Depois de diversas reuniões realizadas em Londres (1863) foi criado um código de futebol unificado. A partir desse momento, houve a separação do Futebol e do Rugby, com […]
QUESTÃO 4 Para Gréhaigne e Guillon (1992) os esportes coletivos de invasão – e o futebol, por consequência – possuem um problema central que está presente nas situações de oposição com o adversário. Nestas, os jogadores devem tentar desempenhar as ações de recuperar a bola, conservar a bola e fazer progredir a bola para então […]
