O “empoderamento”, conceito desenvolvido por Paulo Freire e Ira Shor na área da Educação, a partir do termo empowerment, na língua inglesa, refere-se a promover por si mesmo as transformações

QUESTÃO 10 O “empoderamento”, conceito desenvolvido por Paulo Freire e Ira Shor na área da Educação, a partir do termo empowerment, na língua inglesa, refere-se a promover por si mesmo as transformações para o desenvolvimento individual e coletivo de qualquer ordem. Diferentemente, portanto, do significado em inglês que compreende uma autorização para agir, em Freire e […]

En el Perú, una maga me cubrió de rosas rojas y después me leyó la suerte. La maga me anunció: – Dentro de un mes, recibirás una distinción. Yo me reí. Me reí por la infinita bondad de esa mujer desconocida

QUESTÃO 3 En el Perú, una maga me cubrió de rosas rojas y después me leyó la suerte. La maga me anunció: – Dentro de un mes, recibirás una distinción. Yo me reí. Me reí por la infinita bondad de esa mujer desconocida, que me regalaba flores y augurios de éxitos, y me reí por […]

A primeira Escola Nova foi fundada em 1889, na Inglaterra. Nos Estados Unidos da América (EUA), as primeiras “escolas novas” surgem no início do século XX

QUESTÃO 9 “A primeira Escola Nova foi fundada em 1889, na Inglaterra. Nos Estados Unidos da América (EUA), as primeiras “escolas novas” surgem no início do século XX, com a ideia de renovação pedagógica. Esse movimento de renovação pedagógica recebeu diferentes denominações: Escola Nova, Educação Progressiva e Educação Ativa. O grande nome do movimento na […]

Em algumas situações, o comunicador precisa utilizar um tom mais formal para o receptor da mensagem. Mas em uma conversa privada, usar muita formalidade pode soar estranho.

QUESTÃO 2 Em algumas situações, o comunicador precisa utilizar um tom mais formal para o receptor da mensagem. Mas em uma conversa privada, usar muita formalidade pode soar estranho.   ​Fonte: LEAL, Fábio; SCHNEIDER, Claci. Espanhol Instrumental. Florianópolis, SC: Arqué, 2024​. Pensando nisso, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1 – Utilizar um tom formal em ambas […]

Leia o texto a seguir, publicado no jornal Clarín, da Argentina: ​Una azafata de Aerolíneas Argentinas quiso contrabandear cuatro Rolex, diez iPhones y millones en joyas de oro, pero cayó en un control de rutina

QUESTÃO 1 Leia o texto a seguir, publicado no jornal Clarín, da Argentina: ​Una azafata de Aerolíneas Argentinas quiso contrabandear cuatro Rolex, diez iPhones y millones en joyas de oro, pero cayó en un control de rutina En un control de rutina, la Policía de Seguridad Aeroportuaria (PSA) descubrió un intento de contrabando millonario al revisar la […]

“Sócrates é o primeiro grande pensador a influenciar no desenvolvimento do pensamento educacional na Antiguidade. Defende que o primeiro passo a ser dado para o conhecimento

QUESTÃO 8 “Sócrates é o primeiro grande pensador a influenciar no desenvolvimento do pensamento educacional na Antiguidade. Defende que o primeiro passo a ser dado para o conhecimento da verdade é ir em direção ao autoconhecimento, ou seja, conhecer a si próprio. De certa forma, o pensador propõe a nós humanos o “pensar por si […]

Texto II Para Paulo Freire (1921-1997), o processo histórico expressa no indivíduo suas insatisfações sociais em luta por transformações. Na sua abordagem

QUESTÃO 7 Quadro I Quadro I – Comparação entre os fundamentos da Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista. Fonte: SAVIANI, D. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.   Texto II Para Paulo Freire (1921-1997), o processo histórico expressa no indivíduo suas insatisfações sociais em luta por transformações. Na sua abordagem, a Educação […]

Segundo a BNCC, cabe ao professor desenvolver em suas aulas o (EI03EO05) valorizar das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

QUESTÃO 6 Texto I Segundo a BNCC, cabe ao professor desenvolver em suas aulas o (EI03EO05) valorizar das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 20 dez. 2021.   Texto II Direitos […]

Segundo Franco Cambi (1999), o cristianismo trouxe uma revolução cultural ao propor um novo modelo de homem ideal. Além disso, a nova estrutura educativa da Igreja Católica

QUESTÃO 5 Segundo Franco Cambi (1999), o cristianismo trouxe uma revolução cultural ao propor um novo modelo de homem ideal. Além disso, a nova estrutura educativa da Igreja Católica, o mosteiro, instalou-se como um lugar de formação, que orientava a vida no sentido religioso. Por fim, submetia o processo formativo ao princípio da ascese, ou […]

Michael de Montaigne (1533-1592), assim como Sócrates, usava a Maiêutica para ajudar no processo de desenvolvimento das pessoas. A

QUESTÃO 4 Michael de Montaigne (1533-1592), assim como Sócrates, usava a Maiêutica para ajudar no processo de desenvolvimento das pessoas. Além disso, o pensador dizia que os adornos da educação como a fala culta e de linguajar rebuscado eram artifícios que apagavam a verdadeira educação. Para ele, educar era formar um espírito capaz de refletir criticamente […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.