QUESTÃO 3 Há uma revolução na percepção da educação em Emmanuel Kant (1724-1804). O pensador consegue unir duas concepções, os racionalistas em empiristas, na capacidade humana de aprender através da experiência e racionalidade. Contudo, com uma diferença fundamental, o foco no ser humano como condição de aprendizagem, mas não universal, e sim no potencial particular […]
QUESTÃO 2 O Renascimento Cultural, ocorrido nos séculos XIV a XVI, alterou a compreensão do significado da existência humana. Nele, o valor estabelecido para o papel do ser humano diante da natureza se eleva, ao comprarmos com a concepção teocêntrica que dominava o pensamento europeu durante a medievalidade. Fonte; FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos […]
QUESTÃO 1 A Pedagogia Histórico-Crítica é um marco no movimento educacional brasileiro, porém pouco desenvolvida no cotidiano das escolas. Esta concepção nasceu das necessidades postas pela prática de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras; faltava-lhes a consciência dos condicionantes histórico sociais da educação (SAVIANI, 2007). Esta Pedagogia objetiva […]
QUESTÃO 10 Diversos são os riscos de acidentes de trabalho durante o preparo de alimentos, pois as cozinhas são locais que geralmente se caracterizam pelo manuseio de água, objetos cortantes, fogo e vapor. Por isso, o controle de qualidade também deve englobar medidas que visem a segurança física, ergonômica e biológica dos trabalhadores. Elaborado […]
QUESTÃO 9 Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) número 216 de 2004, entende-se por Procedimento Operacional Padronizado (POP) um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos. Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância […]
QUESTÃO 8 Um grupo de pesquisadores realizou um estudo para avaliar o Binômio Tempo-Temperatura das refeições de um restaurante na cidade de Palmas-TO e identificou preparações que estavam em temperaturas fora da recomendação das legislações, o que pode ser um fator preocupante acerca da segurança dos alimentos. Fonte: BORGES, N. R. Avaliação do Binômio […]
QUESTÃO 7 As cozinhas regularmente utilizam superfícies de corte para o preparo de alimentos. A sua necessidade é quase imprescindível e, devido a frequência de uso, esse objeto acumula cortes e orifícios, tornando-se um vetor de proliferação de bactérias. DANTAS, S.T. A. Transferência de Salmonella enteritidis por contaminação cruzada e formação de biofilme em diferentes superfícies de corte. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista […]
QUESTÃO 6 Considere a situação hipotética: Um organizador de eventos pretende realizar um festival de música eletrônica em uma praia com a duração de 8 dias e com público estimado de 30 mil pessoas. Ele pretende se adequar a RDC nº 43/2015 e, para isso, decidiu adotar algumas medidas: o local do evento terá uma feira de alimentação durante […]
QUESTÃO 5 A adoção das medidas que visam a segurança dos alimentos é fato essencial para evitar os surtos das doenças transmitidas por alimentos e, por isso, é necessário manter a higiene pessoal, higiene ambiental e, ainda, ter atenção nos quesitos como a garantia da qualidade da água. Fonte: SOARES, A. G. et al. Boas […]
QUESTÃO 4 A adoção de medidas que visam a segurança dos alimentos é essencial para evitar os surtos das doenças transmitidas por alimentos, por isso, diversos cuidados devem ser tomados na higiene pessoal, na higiene ambiental e na manipulação correta dos alimentos. Fonte: SOARES, A. G. et al. Boas práticas de manipulação em bancos de […]
