QUESTÃO 3 Há muito tempo, a importância da higiene pessoal é entendida como um fator essencial para garantir a segurança dos alimentos. Dessa forma, os serviços de alimentação devem examinar os funcionários pois se apresentarem lesões e/ou sintomas de doenças que podem comprometer a segurança dos alimentos produzidos não podem realizar as suas atividades e […]
QUESTÃO 2 Os alimentos se tornam impróprios para consumo quando ocorre algum dos tipos de contaminação, já que podem ocasionar a doença transmitida por alimentos. Os perigos à segurança alimentar, podem ocorrer naturalmente no alimento ou serem introduzidos pelo próprio manipulador. Fonte: SOARES, A. G. et al. Boas práticas de manipulação em bancos de […]
QUESTÃO 1 Isabela, aluna de direito na cidade de Franca, decidiu aproveitar uma receita de bolo de sua vó para produzir cupcakes e fazer uma renda extra. Ela aproveitou o ápice de interesse sobre o produto e começou a vender para amigos e vizinhos. Ao finalizar o curso, retornou para a cidade dos pais onde viu uma grande oportunidade mercadológica. Assim, buscou conhecimentos […]
QUESTÃO 10 A implementação de metodologias ativas no ensino de Matemática representa uma mudança significativa em relação ao ensino tradicional, focado na transmissão de informações. Essas metodologias buscam envolver os alunos de forma mais direta no processo de aprendizagem, promovendo o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades críticas. Fonte: Elaborado pelo professor (2024). A respeito […]
QUESTÃO 9 A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel apresenta conceitos chave para uma instrução eficaz. Entre os seguintes princípios pedagógicos, avalie os que estão diretamente alinhados com a proposta de Ausubel, em particular, no que se refere à diferenciação progressiva e à reconciliação integradora. I. Iniciar a instrução com conceitos gerais e, progressivamente, […]
QUESTÃO 8 A integração de metodologias ativas no ensino de Matemática tem sido promovida como uma abordagem eficaz para engajar os alunos e desenvolver habilidades críticas, como pensamento matemático e resolução de problemas. Essas metodologias contrastam com o ensino tradicional, que muitas vezes se concentra na memorização de informações. Fonte: Elaborado pelo professor (2024). Assinale […]
QUESTÃO 7 O estudo da Geometria, uma área da Matemática, tem aplicações notáveis no mundo da Arte, principalmente quando observamos os trabalhos de artistas renomados. Muitas obras de arte, especialmente durante o Renascimento, empregaram conceitos matemáticos para alcançar proporções estéticas e representar a perspectiva de maneira precisa. Um dos conceitos matemáticos que tem sido utilizado […]
QUESTÃO 6 A metodologia de Rotação por Estações no Ensino Híbrido organiza a aula em diferentes estações de trabalho, permitindo uma abordagem diversificada e personalizada do ensino. Cada estação pode envolver atividades presenciais, online ou uma combinação de ambas, maximizando a interação e a participação dos alunos. O planejamento detalhado é fundamental para garantir que […]
QUESTÃO 5 Com relação ao contexto atual, onde os alunos estão expostos a uma vasta quantidade de informações e dados, assinale a alternativa que indica como a Estatística e a Probabilidade devem ser abordadas para desenvolver o pensamento crítico e analítico. Alternativas Alternativa 1 – Integrar a análise de dados reais, discussões sobre interpretação e tomada […]
QUESTÃO 4 O PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) organiza o conhecimento em torno de problemas complexos, desafiando os alunos a integrar conceitos de diversas disciplinas. Essa metodologia incentiva a busca ativa por novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, colaboração e autoaprendizagem. Diferente do ensino tradicional, onde os conteúdos são apresentados de […]
