QUESTÃO 5 A palavra Judô tem por significado: Ju (suave) e Do (caminho ou via), ou seja, “caminho suave”. Jigoro Kano, considerado o fundador, e também o principal desenvolvedor do judô com o propósito educacional, desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Além disso, Kano fundou […]
QUESTÃO 4 O papel do treinador de lutadores vai além do simples ensino de técnicas de combate. Ele é responsável por desenvolver o potencial dos atletas, considerando aspectos físicos, técnicos e psicológicos. Isso inclui a elaboração de estratégias de treinamento individualizadas, o aprimoramento de habilidades específicas da modalidade e o fortalecimento de capacidades físicas como […]
QUESTÃO 3 As modalidades de lutas presente nos Jogos Olímpicos são um verdadeiro espetáculo de habilidades atléticas e reúnem lutadores de altíssimo nível para competir pela tão sonhada medalha de ouro. Durante as Olimpíadas, fica possibilitado que a vertente cultural e histórica dessas lutas, que são praticadas em diversas culturas em todo o mundo ao […]
QUESTÃO 2 O judô, criado por Jigoro Kano em 1882, foi concebido como um sistema que combina aspectos físicos, mentais e espirituais, promovendo o fortalecimento integral do indivíduo. Kano, conhecido como o “Pai dos Esportes Japoneses”, estruturou o judô com base em princípios científicos e valores éticos, criando o Instituto Kodokan como um centro de […]
QUESTÃO 1 Pesquisas científicas têm demonstrado que a prática de lutas e artes marciais, quando incorporada como uma modalidade esportiva, pode trazer uma ampla gama de benefícios para a saúde física, mental e social dos praticantes ao longo de toda a vida. Essas atividades não se restringem apenas à juventude, sendo igualmente recomendadas para pessoas […]
QUESTÃO 10 O Tênis de Mesa é um esporte institucionalizado desde 1926, ano da fundação da International Table Tennis Federation. É reconhecido como esporte Olímpico desde 1977, sendo incluído pelo Comitê Olímpico Internacional no Programa Olímpico de Verão, iniciando sua participação nos XXIV Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. RIBEIRO, Guelle Juarez Duarte; DA […]
QUESTÃO 9 O ensino de esportes radicais aquáticos na Educação Física escolar pode estimular a valorização da natureza, o trabalho multidisciplinar e o desenvolvimento da autonomia dos(as) estudantes. Flores et al. (2022) apresenta modalidades como surfe, canoagem, kitesurf e mergulho, discutindo sua origem, lógica interna e possibilidades de ensino em diferentes contextos. Fonte: FLORES, P. P. et al. Esportes […]
QUESTÃO 8 O slackline, como prática corporal contemporânea, vem sendo incorporado não só nas aulas de Educação Física mas também como prática de lazer por sua capacidade de desenvolver aspectos fundamentais do movimento, como o equilíbrio, a postura e a concentração, o que o torna desafiador. Além disso, trata-se de uma atividade de baixo custo, […]
QUESTÃO 7 O Parkour é uma prática corporal que, embora inspirada em movimentos naturais como correr, saltar e se equilibrar, exige eficiência, técnica e adaptação ao espaço. Na Educação Física, essa modalidade pode contribuir para o desenvolvimento de múltiplas habilidades motoras, respeitando as etapas do desenvolvimento infantil e juvenil. Para tanto, o professor deve estar atento aos aspectos […]
QUESTÃO 6 Esporte desconhecido do público geral no Brasil, o rugby vem ganhando espaço na imprensa brasileira, sobretudo dentro da televisão por assinatura e da internet, que tornam o esporte de origem inglesa em espetáculo de consumo, ao mesmo tempo que mostra um crescimento vertiginoso no número de adeptos ativos. Em 1986, haviam 19 clubes em atividade, espalhados por somente […]
