QUESTÃO 5 A aula é o processo que segue uma sequência lógica e organizada dos conhecimentos a serem tratados, logo, essa ação poderá ser composta por mais de uma aula para o ensino de um mesmo conteúdo. O que definirá o desenvolvimento e a sequência dos procedimentos de ensino são os objetivos definidos bem como o ritmo […]
QUESTÃO 4 É no Ensino Médio que encontramos muitos jovens angustiados/ansiosos para decidir quais os rumos que tomarão em suas vidas, fora aqueles (muitos) que já compartilham com o estudo as obrigações/tarefas as quais emergem do mundo do trabalho. É aqui que percebemos o quanto precisamos falar sobre juventude, cidadania, responsabilidade, sociedade, proletariado, oportunidade, inclusão, […]
QUESTÃO 3 No Brasil, a educação escolar configura-se por meio de dois níveis de ensino e as suas etapas, a saber: Nível da Educação Básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dentro de todos esses cenários, existem atores com sonhos, angústias, expectativas, medos, entre outros fatores que perpassam a história de suas […]
QUESTÃO 2 Em 1996, no Brasil, foi promulgada a Lei n° 9.394, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996, on-line). Essa lei revogou a anterior, a nº 5.692, de 1971. Contudo, como a maioria das legislações, a LDB teve alguns parágrafos alterados pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro […]
QUESTÃO 1 A Base Nacional Curricular Comum estabelece conhecimentos e saberes que caracterizam e tornam a Educação Física que tras práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história (BRASIL, 2018, p. 213). Fonte: BRASIL. Ministério […]
QUESTÃO 10 A avaliação em Educação Física acontecerá sobre os objetivos e conteúdos propostos e, também, sobre os conceitos produzidos a partir das abstrações acontecidas, além de ter como orientação as práticas definidas pela metodologia de ensino. A avaliação precisa verificar se o estudante tem autonomia para solucionar problemas que surgem nas atividades e, ainda, […]
QUESTÃO 9 Muitas propostas para o ensino da Educação Física foram apresentadas desde os anos de 1980. Todas elas com intenções nitidamente renovadoras, sempre se posicionando na busca por romper, por superar a concepção e o modelo didático-pedagógico estruturado no ideário da pedagogia tecnicista de Educação e, consequentemente, de Educação Física. Essas propostas também procuraram […]
QUESTÃO 8 Ao propor um compromisso pedagógico para o ensino da Educação Física na escola, é necessário compreendê-la, literalmente, como um componente curricular, considerando-a com propósitos educacionais bastantes claros e diferentes da tendência/abordagem que predominou quando de sua inserção na escola, como observado em seu processo histórico. OLIVEIRA, A.A.B, PALMA, A.P.T.V, PALMA, J.A.V., FLORES, […]
QUESTÃO 7 Ao propor um compromisso pedagógico para o ensino da Educação Física na escola, é necessário compreendê-la, literalmente, como um componente curricular, considerando-a com propósitos educacionais bastantes claros e diferentes da tendência/abordagem que predominou quando de sua inserção na escola, como observado em seu processo histórico. Devemos ter claro que as aulas não podem atender […]
QUESTÃO 6 Deve-se entender que as práticas corporais são possibilidades ao exercício da convivência futura, ou seja, a presença do outro é essencial. Uma avaliação eficiente não é emissora apenas de conceitos de valor numérico, de acordo com o que o estudante é capaz de responder objetivamente, mas sim aquela que consegue identificar se o […]
