Um grande movimento nacional foi desencadeado no ano de 2017. Foi apresentada ao CNE a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

QUESTÃO 5 Um grande movimento nacional foi desencadeado no ano de 2017. Foi apresentada ao CNE a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica (2018, apud OLIVEIRA, 2023), mas apenas em relação à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, tal processo ocorreu em 2018, fato provocado pela Lei nº […]

Os mapas conceituais constituem-se como representações gráficas indicadoras do conceito de determinado fenômeno que se deseja relacionar e direcionar a determinado conhecimento

QUESTÃO 4 Os mapas conceituais constituem-se como representações gráficas indicadoras do conceito de determinado fenômeno que se deseja relacionar e direcionar a determinado conhecimento (MOREIRA, 1980). O mapa conceitual vem sendo utilizado ao longo dos anos e teve a sua aplicação identificada em pesquisas na década de 1980, com a possibilidade de ser empregado como […]

As Unidades Temáticas são o arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares

QUESTÃO 3 As Unidades Temáticas são o arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada Unidade Temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número de habilidades.     Fonte: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. […]

Avaliar, muito mais do que aplicar instrumentos de verificação de aprendizagem, implica excitar os estudantes na busca da construção de novos conhecimentos.

QUESTÃO 2 Avaliar, muito mais do que aplicar instrumentos de verificação de aprendizagem, implica excitar os estudantes na busca da construção de novos conhecimentos. Tal atitude favorece a abertura de um espaço de diálogo, orientação, informação, observação, explicação, correção, questionamento, aconselhamento, crítica, respostas e escutas.   Fonte: OLIVEIRA, A.A.B, PALMA, A.P.T.V, PALMA, J.A.V., FLORES, P.P. Educação […]

Consideramos que a avaliação para a disciplina Educação Física, na escola, enquanto integrante de um projeto educacional mais amplo e com sentido emancipatório

QUESTÃO 1 Consideramos que a avaliação para a disciplina Educação Física, na escola, enquanto integrante de um projeto educacional mais amplo e com sentido emancipatório, estabelecerá os critérios avaliativos como decorrentes da forma pela qual o estudante apreende a realidade e de como atua sobre ela.   Fonte: OLIVEIRA, A.A.B, PALMA, A.P.T.V, PALMA, J.A.V., FLORES, […]

A dança contemporânea se libertou das amarras da dança clássica, estabelecendo-se como uma forma de expressão artística revolucionária.

QUESTÃO 10 A dança contemporânea se libertou das amarras da dança clássica, estabelecendo-se como uma forma de expressão artística revolucionária. Em vez de seguir regras de vestuário, movimento ou música, essa modalidade abraça a improvisação e a criação de coreografias pessoais. Ela se nutre da fusão com outras artes, buscando sempre explorar novos conceitos e […]

A dança, uma das formas de expressão artística mais antigas, acompanha a história da humanidade desde a Antiguidade. Caracterizada pela arte de mover o corpo

QUESTÃO 9 A dança, uma das formas de expressão artística mais antigas, acompanha a história da humanidade desde a Antiguidade. Caracterizada pela arte de mover o corpo, a dança se destaca por seu papel fundamental como uma poderosa ferramenta de comunicação e expressão. Ao longo do tempo, a dança evoluiu, refletindo as mudanças sociais e […]

A dança, por muito tempo, foi compreendida como o balé, o ballet d’action, um estilo teatral que, assim como as comédias musicais, utilizava a coreografia como um complemento para o enredo

QUESTÃO 8 A dança, por muito tempo, foi compreendida como o balé, o ballet d’action, um estilo teatral que, assim como as comédias musicais, utilizava a coreografia como um complemento para o enredo. A dança, nesse contexto, era vista como uma parte da produção teatral, avaliada por críticos de teatro. Essa visão começou a mudar com […]

Até o final do século XIX, a formação do bailarino estava ligada a um modelo rígido de corpo: técnicas uniformes, posturas padronizadas e uma estética que buscava a perfeição e a simetria.

QUESTÃO 7 Até o final do século XIX, a formação do bailarino estava ligada a um modelo rígido de corpo: técnicas uniformes, posturas padronizadas e uma estética que buscava a perfeição e a simetria. Com o surgimento dos precursores da dança moderna, esse paradigma começou a ser questionado. Coreógrafos e intérpretes passaram a valorizar a […]

É fato que a dança acompanha nossas vidas de diferentes formas, em diferentes épocas e com variados sentidos. Podemos observá-la espalhada pelos diversos cantos do mundo

QUESTÃO 6 É fato que a dança acompanha nossas vidas de diferentes formas, em diferentes épocas e com variados sentidos. Podemos observá-la espalhada pelos diversos cantos do mundo, integrando culturas e modos de viver. Atualmente, está presente nas ruas, nas casas, nos espaços de espetáculos, em estúdios, escolas e universidades, evidenciando sua permanência e diversidade. […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.