É equivocado considerar que um negócio vai conseguir ser bem-sucedido apenas se tiver equipe qualificada e produtos com qualidade. Em um mundo tão dinâmico como o atual, a capacidade de observação do ambiente onde está inserido é fundamental para almejar destaque no mercado. A Análise de Fatores Externos permite ampliar o escopo de variáveis, o […]
O planejamento é uma das principais atividades na área de negócios. É necessário se preparar devidamente porque há uma grande quantidade de variáveis que precisam ser estudadas. Apesar da importância e do diferencial que pode fazer para um empreendimento é fundamental compreender que existem termos que são utilizados como previsão, projeção, predição, resolução de problemas […]
Leia o trecho a seguir: “Nós mesmos (executivos da Honda Motors) usávamos as Hondas de 50cc para circular por Los Angeles. Elas atraíam muito a atenção. Um dia, recebemos um telefonema de um comprador da Sears. Embora persistíssemos em nossa recusa para operar através de intermediários, anotamos o interesse da Sears. Mas ainda hesitávamos em […]
A base do estudo de Planejamento Estratégico está na compreensão do termo Estratégia. Podemos perceber ao longo do tempo uma grande quantidade de estudos que consideram perspectivas diferentes sobre a Estratégia Organizacional. Podemos considerar o foco em conteúdo, visão baseada em recursos, abordagem processual e como prática. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Considerando as características […]
Para a elaboração da estratégia de forma eficaz, é fundamental a elaboração de indicadores norteadores que servem tanto para a equipe interna como também para os stakeholders. Como há muitas opções no mercado a serem escolhidas, é fundamental ter um rumo a seguir. Dessa forma, a Missão, a Visão e os Valores permitem que as […]
A Matriz de Planejamento de Ansoff é uma das mais conhecidas ferramentas que tem como foco na expansão e diversificação dos negócios chamado de produto-mercado. Possibilita fazer análises das ações que podem ser tomadas levando em consideração atuar em mercados novos ou existentes e os produtos que podem ser novos ou existentes. Fonte: PARDO, P. […]
Tirar o planejamento estratégico do papel é um dos grandes desafios que as organizações enfrentam atualmente. Muitas empresas apostam no Balanced Scorecard – BSC como um instrumento para alcançar as metas e atingir os objetivos estratégicos. Mesmo assim, alguns administradores têm uma visão um pouco equivocada do seu uso e, por isso, não conseguem obter […]
Para se destacar diante dos demais concorrentes é importante procurar por vantagens competitivas. Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para embasar o planejamento. Uma das mais conhecidas é conhecida como modelo das 5 Forças de Porter criada para analisar cinco fatores: risco de entrada de potenciais concorrentes, intensidade da rivalidade entre empresas estabelecidas, poder […]
Ao longo dos anos é possível perceber uma mudança na maneira como é percebida a gestão estratégica. De 1950 até os dias atuais é notável a problemática, a ênfase e a abrangência de cada época sendo possível compreender 5 eras. Os efeitos da Globalização com um mundo conectado que tem a capacidade de gerar inúmeros […]
A empresa Beta é uma pequena marcenaria voltada à fabricação de móveis personalizados que, no decorrer do ano de 2022, apresentou uma grande expansão de mercado. Assim, perante seu crescimento, a diretoria da empresa decidiu implementar algumas ações para melhoria dos processos e das estratégias. Uma das mais importantes ações foi a contratação de uma […]