Questão 10 O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, impulsividade e hiperatividade que afetam o desempenho acadêmico, profissional e social. Embora esteja frequentemente associado ao contexto escolar, seus efeitos se estendem para a vida adulta, interferindo na organização, na manutenção do foco e nas relações interpessoais. […]
Questão 9 A depressão é um transtorno mental comum que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero ou condição social. Seus sintomas incluem humor deprimido, perda de interesse em atividades antes prazerosas, alterações no sono e no apetite, além de dificuldades de concentração. O livro Saúde Mental e Comportamento Humano ressalta que, além dos fatores biológicos […]
Questão 8 Ao transitar de um ambiente claro para um escuro, ou vice-versa, o corpo humano experimenta um período de adaptação visual conhecido como aclimatação. Esse processo envolve a dilatação e contração das pupilas, ajustando-se à quantidade de luz disponível para otimizar a visão. Em ambientes claros, as pupilas se contraem para limitar a entrada […]
Questão 7 Os transtornos da comunicação podem envolver dificuldades na fala, na linguagem ou na fluência verbal, interferindo na forma como o indivíduo interage socialmente. O livro Saúde Mental e Comportamento Humano explica que essas dificuldades podem gerar impactos significativos na vida escolar, profissional e afetiva, exigindo intervenções adequadas para favorecer a expressão e a compreensão da […]
Questão 6 O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode envolver dificuldades na comunicação e interação social e a presença de comportamentos repetitivos ou interesses restritos. A intensidade e a combinação dos sintomas variam em cada pessoa, tornando o espectro heterogêneo. O apoio familiar, escolar e comunitário desempenha papel essencial para ampliar as oportunidades de aprendizagem, […]
Questão 5 O Transtorno da Linguagem (TL) é uma condição persistente que afeta a capacidade de uma pessoa em utilizar a linguagem de forma adequada. De acordo com o que foi estudado, o TL pode se manifestar em diversas formas e impactar diferentes aspectos da comunicação. OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, […]
Questão 4 O estigma associado aos transtornos mentais ainda representa um dos principais obstáculos para o acesso das pessoas em sofrimento psíquico aos serviços de saúde. Muitas vezes, o preconceito social e institucional provoca isolamento, reduz a adesão ao tratamento e limita as oportunidades de inclusão social. O livro Saúde Mental e Comportamento Humano destaca que o […]
Questão 3 A habituação e a sensibilização são processos que descrevem como a resposta de um organismo a um estímulo pode mudar com o tempo. A habituação ocorre quando a resposta a um estímulo diminui após exposições repetidas, indicando uma adaptação à presença constante do estímulo. Por outro lado, a sensibilização ocorre quando a resposta […]
Questão 2 A compreensão das diferenças entre dificuldade de aprendizagem e transtorno específico da aprendizagem (TEsA) é fundamental para a correta intervenção pedagógica. Dificuldades de aprendizagem podem surgir por diversas razões, como problemas pedagógicos ou emocionais, e não têm uma causa evidente clara. Já os transtornos específicos de aprendizagem são mais graves e persistem por […]
Questão 1 De acordo com Louzá e Cordás (2020), os transtornos de personalidade são categorizados em três grupos no DSM-5: Grupo A, Grupo B e Grupo C. Cada grupo possui características distintas que ajudam na identificação e tratamento dos transtornos. OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. Qual dos seguintes transtornos pertence […]
