MAPA – LET – PRODUÇÃO TEXTUAL I – 54_2025 DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Olá, futuro(a) pedagogo(a)! Conforme estudado no livro Produção Textual I – Estratégias de Produção (SOUZA; MACEIS, 2022), e nos escritos de Freire (1989), Smith (1999) e Koch (2003), ler e […]
ATIVIDADE 1 – LET – PRODUÇÃO TEXTUAL I – 54_2025 A Unidade I do seu material de estudos enfatiza que ler e escrever são práticas sociais e cognitivas interdependentes, com profundas raízes culturais, históricas e comunicativas. Segundo Paulo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, ressaltando que toda leitura e […]
PORTFÓLIO – LET – PRÁTICA PEDAGÓGICA: LITERATURA E ENSINO – 54_2025 O ensino de literatura não pode se restringir à transmissão de obras canônicas ou à memorização de escolas literárias. É preciso dialogar com a realidade do aluno, incorporando textos contemporâneos, periféricos, visuais e multimodais, de modo a formar leitores críticos e sensíveis. […]
ATIVIDADE 1 – LET – PRÁTICA PEDAGÓGICA: LITERATURA E ENSINO – 54_2025 “A literatura não é um adorno cultural, mas uma forma de conhecimento tão vital quanto a ciência ou a filosofia. Ela nos permite acessar experiências humanas fundamentais, exercitar a empatia e compreender o mundo por meio da linguagem simbólica e estética” (Candido, […]
MAPA – LET – LITERATURA PORTUGUESA E PAÍSES LUSÓFONOS – 54_2025 Leia os textos a seguir para embasar a atividade Texto 1 “A inclusão das literaturas africanas e de outros países lusófonos no currículo escolar não é um gesto apenas de diversificação, mas de reconhecimento de que a língua portuguesa é um patrimônio plural, […]
ATIVIDADE 1 – LET – LITERATURA PORTUGUESA E PAÍSES LUSÓFONOS – 54_2025 “As literaturas africanas de língua portuguesa não são apêndices da literatura portuguesa, mas expressões autônomas e críticas que ressignificam a língua colonizadora e constroem novas identidades nacionais e continentais.” (CHAVES, Rita. Literaturas africanas de língua portuguesa: percursos da memória e outros trânsitos. […]
MAPA – IFPC – PERÍCIA FORENSE – 54_2025 Por que a presença de uma arma de fogo no local do crime não indica necessariamente que ela seja a arma do crime? Como os vestígios de disparo de arma de fogo podem ajudar a elucidar um crime? Quais aspectos e vestígios devem ser observados quando examinamos […]
ATIVIDADE 1 – IFPC – PERÍCIA FORENSE – 54_2025 O exame de locais de crime é uma das principais atividades desempenhadas por um perito criminal. O professor e perito criminal Eraldo Rabelo definiu o local de crime como: “a porção do espaço compreendida num raio que, tendo, por origem, o ponto no qual é constatado […]
PORTFÓLIO – IMERSÃO PROFISSIONAL: FERRAMENTAS DA QUALIDADE – 54_2025 ATIVIDADE – M.A.P.A Bem-vindo a nossa atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Ferramentas da Qualidade. Ao longo das aulas você está sendo capacitado para explorar as ferramentas da qualidade que poderão ser aplicados em diversos contextos na sua vida profissional, sendo elas essencial para […]
ATIVIDADE 1 – IMERSÃO PROFISSIONAL: FERRAMENTAS DA QUALIDADE – 54_2025 Atividade: Aplicação da Ferramenta Diagrama de Causa e Efeito no Controle da Qualidade O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-peixe, é uma ferramenta visual utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema ou […]
