MAPA – VOLEIBOL – 54_2025 O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física. Com sua prática difundida em escolas, clubes, parques e ruas, essa modalidade aparece como o segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais pesquisado pelos brasileiros durante […]
ATIVIDADE 1 – VOLEIBOL – 54_2025 O Voleibol é uma das modalidades mais conhecidas e praticadas no mundo todo. Entretanto, diferentemente da maioria dos jogos esportivos coletivos que conhecemos, o voleibol é um esporte de rede. Isso faz com que toda a dinâmica do jogo, das movimentações e das tomadas de decisão também sejam […]
MAPA – BEDU – TREINAMENTO ESPORTIVO – 54_2025 Os avanços nas pesquisas e nas tecnologias têm sido fundamentais para o desenvolvimento da ciência do treinamento esportivo, exigindo que os profissionais da Educação Física compreendam e acompanhem essas inovações para aplicá-las de forma eficaz. Tais avanços incluem desde métodos modernos de avaliação e monitoramento, como dispositivos […]
ATIVIDADE 1 – BEDU – TREINAMENTO ESPORTIVO – 54_2025 Com a finalidade de aprimorar o desempenho esportivo, durante o processo de treinamento, o atleta é exposto a múltiplos estímulos de ordem física, fisiológica, psicológica e comportamental. Dessa forma, os programas de treinamento devem ser criteriosamente planejados e organizados, articulando fundamentos científicos consolidados e as vivências […]
MAPA – EDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 54_2025 A abordagem crítico-superadora da Educação Física fundamenta-se no marxismo e no neomarxismo, recebendo influências de educadores como José Libâneo e Dermeval Saviani (Darido, 2008). Seu principal marco teórico é o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, publicado em 1992 pelo […]
ATIVIDADE 1 – EDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 54_2025 As propostas pedagógicas progressistas em Educação Física, representadas pela abordagem crítico-emancipatória e pela abordagem crítico-superadora, enfrentam desafios relacionados à sua implementação prática, à busca por legitimidade no campo escolar e às mudanças culturais que envolvem o corpo e as práticas […]
MAPA – LUTAS – 54_2025 As lutas são uma expressão significativa da cultura corporal, integrando conhecimentos históricos, culturais e pedagógicos. Esses elementos promovem o desenvolvimento integral do ser humano, com destaque para a construção de valores como respeito, disciplina, autocontrole e trabalho em equipe. No ensino de Educação Física, o estudo das lutas vai […]
ATIVIDADE 1 – LUTAS – 54_2025 As artes marciais e as lutas possuem uma longa trajetória na história da humanidade, sendo reconhecidas não apenas por suas técnicas de combate, mas também pelos valores filosóficos, éticos e educativos que transmitem. A prática dessas modalidades vai além do aspecto físico, integrando princípios que moldam o caráter […]
MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 54_2025 A fisiologia humana e do exercício é uma área fundamental para a formação do educador físico, seja ele bacharel, voltado para o treinamento, prescrição de exercícios e promoção da saúde em diferentes contextos, ou licenciado, direcionado para a prática pedagógica na escola e para a […]
ATIVIDADE 1 – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 54_2025 O organismo humano é caracterizado por sua capacidade de manter condições internas relativamente estáveis, mesmo diante de alterações no ambiente externo. Esse fenômeno é denominado homeostase, conceito central da fisiologia. A manutenção da homeostase envolve sistemas de controle que detectam alterações, processam informações e […]
