ATIVIDADE 1 – PED – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025

ATIVIDADE 1 – PED – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025 Para realizar a Atividade de Estudo 1, leia e analise os textos a seguir: TEXTO 1: Com relação à valorização docente, o parágrafo 3º do Art. 18 da Resolução nº 02, de 2015, estabelece que a valorização do magistério e dos demais […]

MAPA – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_202

MAPA – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025 A Estatística na Educação Básica no Brasil contribui para o desenvolvimento de habilidades que fomentam a interpretação, raciocínio lógico e alfabetização estatística, possibilitando a construção do pensamento estatístico em nossos discentes. Nesta perspectiva, ao ensinar estatística, o professor deve apresentar atividades que envolvam o […]

ATIVIDADE 1 – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025

ATIVIDADE 1 – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025 A Estatística enquanto conteúdo nos moldes da Educação Básica é relativamente recente, se analisarmos seu contexto histórico, todavia pesquisas arqueológicas indicam que a coleta de informações já ocorria no antigo Egito, por volta de 2000 anos antes da era cristã. Apesar da Estatística […]

MAPA – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025

MAPA – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025 Texto 1: “Entre o Quadro e o Silêncio” Em 2023, uma pesquisa da Nova Escola revelou que 21,5% dos professores brasileiros avaliavam sua saúde mental como ruim ou muito ruim. Entre os principais sintomas relatados estavam a ansiedade (60,1%), cansaço excessivo (48,1%) e problemas de sono (41,1%). Além disso, […]

ATIVIDADE 1 – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025

ATIVIDADE 1 – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025 O ato de ensinar como via para o desenvolvimento de competências socioemocionais segundo a BNCC Ensinar vai além da transmissão de conteúdos: trata-se de criar condições para o desenvolvimento humano em sua integralidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece esse papel ao incorporar as competências socioemocionais como […]

MAPA – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2025

MAPA – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2025 Imagine a seguinte situação hipotética. Você, pedagogo (a) formado (a) trabalha em uma Escola de Educação Infantil com uma turma de alunos de 4 a 5 anos. No início do ano letivo você percebe que boa parte destes alunos apresentam algumas dificuldades referentes ao desenvolvimento psicomotor. Diante […]

ATIVIDADE 1 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2025

ATIVIDADE 1 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2025 […] justifica-se a necessidade do educador de conhecer as diretrizes postas na BNCC frente ao trabalho passível de ser realizado com o desenvolvimento psicomotor, com o corpo e o movimento. Embora de modo implícito, a psicomotricidade está presente na visão do educador e precisa […]

MAPA – MKT – GESTÃO DE PREÇOS – 52_2025

MAPA – MKT – GESTÃO DE PREÇOS – 52_2025 Olá, acadêmico de Marketing! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Você sabe como encontrar a quantidade, em unidades, que uma empresa precisa vender em determinado período, para cobrir os custos e despesas? Conhecer a estrutura de custos da empresa, a […]

PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS – 51_2025

PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS – 51_2025 Como futuro professor (a) de Língua Portuguesa, uma de suas principais atividades é o desenvolvimento do senso crítico de seus alunos, especialmente no âmbito da leitura. A sociedade atual é permeada por diversos tipos de textos e informações de múltiplas fontes e linguagens. Desse modo, é essencial […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.