As reações orgânicas são fundamentais para compreender como as moléculas de carbono se transformam e dão origem a diferentes compostos presentes em medicamentos, combustíveis, polímeros e materiais do dia a dia. Para o futuro professor de Química, entender os tipos de reações — substituição, adição e eliminação — é essencial não apenas para dominar o […]
Diante do que foi exposto acima, elabore um plano de aula, utilizando o formulário obrigatório MAPA, seguindo a estrutura do modelo disponível no Material da Disciplina, e um roteiro de aula prática dentro do tema escolhido para o plano de aula. Escolha um tema englobado pela Química e discorra detalhadamente sobre como seria uma sequência […]
Projeto: a sequência de exercícios e vocalises deve ser descrita/apresentada de forma clara e objetiva. O projeto deve conter, na seguinte sequência: Introdução, Descrição da Sequência de Vocalises, Justificativa, Objetivo Geral, Objetivos Específicos, Metodologia de Pesquisa, Material e Métodos, Referências. 2. Registro: Você deve filmar e postar no Youtube uma sequência de 2 exercícios […]
b) Qual experimento é possível fazer para investigá-la? Explique e utilize imagens para ilustrar o experimento escolhido. Informações importantes: – Assista ao vídeo explicativo dessa atividade, presente na SALA DO CAFÉ >> VÍDEOS EXTRAS. – Caso tenha dúvida sobre essa atividade, envie mensagem pelo FALE COM O MEDIADOR. – Leve […]
a) Qual conteúdo programático pode ser trabalhado a partir da situação-problema escolhida? b) Qual experimento é possível fazer para investigá-la? Explique e utilize imagens para ilustrar o experimento escolhido. Informações importantes: – Assista ao vídeo explicativo dessa atividade, presente na SALA DO CAFÉ >> VÍDEOS EXTRAS. – Caso tenha dúvida […]
3. Por que as pessoas não afundam no Mar Morto? Como futuro(a) professor(a) de Química, escolha uma das situações-problema e faça o que se pede: a) Qual conteúdo programático pode ser trabalhado a partir da situação-problema escolhida? b) Qual experimento é possível fazer para investigá-la? Explique e utilize imagens para ilustrar […]
Por que a água não limpa uma superfície suja de óleo e o detergente sim? 3. Por que as pessoas não afundam no Mar Morto? Como futuro(a) professor(a) de Química, escolha uma das situações-problema e faça o que se pede: a) Qual conteúdo programático pode ser trabalhado a partir da situação-problema […]
Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Como poderíamos provar a existência da pressão atmosférica? Por que a água não limpa uma superfície suja de óleo e o detergente sim? 3. Por que as pessoas não afundam no Mar Morto? Como futuro(a) professor(a) de […]
Para trabalhar o conteúdo de Cinética Química, é possível discutir a Cinética Química com base no tema: “A Química de um airbag”. Suponha que você realizou alguns experimentos com seus alunos para investigar os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas. Cada experimento apresentava uma pergunta investigativa relacionada a um fator (temperatura, superfície […]
2. Registro: Você deve filmar e postar no Youtube uma sequência de 2 exercícios de respiração, 2 vocalises e 2 músicas usando seu próprio corpo e voz. No caso dos vocalises, as melodias devem ser transpostas de meio em meio tom até chegar às oitavas superiores dos tons iniciados, com cuidado na escolha das tonalidades […]
