A Tríade Funcional da Aprendizagem Humana, de Vitor da Fonseca (2014), integra de forma inseparável as funções cognitivas, as funções executivas e, fundamentalmente, as funções conativas.

   A Tríade Funcional da Aprendizagem Humana, de Vitor da Fonseca (2014), integra de forma inseparável as funções cognitivas, as funções executivas e, fundamentalmente, as funções conativas. De acordo com o autor, as funções conativas, ligadas à motivação, ao temperamento e à personalidade do indivíduo, são o “motor que impulsiona o aluno a querer aprender, […]

Nos estudos das “Práticas Pedagógicas: Recursos Didáticos para a Adolescência”, compreendemos que a complexidade do processo de aprendizagem humana, não se restringe apenas aos aspectos cognitivos e executivos.

  Nos estudos das “Práticas Pedagógicas: Recursos Didáticos para a Adolescência”, compreendemos que a complexidade do processo de aprendizagem humana, não se restringe apenas aos aspectos cognitivos e executivos.    A Tríade Funcional da Aprendizagem Humana, de Vitor da Fonseca (2014), integra de forma inseparável as funções cognitivas, as funções executivas e, fundamentalmente, as funções […]

Como as abordagens pedagógicas inovadoras, como STEAM, cultura maker e aprendizagem criativa, podem ser efetivamente integradas ao currículo escolar para promover o desenvolvimento das competências e do protagonismo dos estudantes no século XXI, conforme as premissas da Educação 4.0?

  Como as abordagens pedagógicas inovadoras, como STEAM, cultura maker e aprendizagem criativa, podem ser efetivamente integradas ao currículo escolar para promover o desenvolvimento das competências e do protagonismo dos estudantes no século XXI, conforme as premissas da Educação 4.0?  

A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo de produção em fábricas inteligentes

  A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que é um termo designado para indicar um novo modelo de produção em fábricas inteligentes, as quais utilizam recursos inovadores nos processos. Na Unidade 1, discutimos a evolução da indústria e as formas como a educação se reorganizou para […]

– Slide(s) informativos(s) sobre como adaptar e/ou atuar com alunos com distúrbios ou transtornos de aprendizagem (no mínimo 2 e no máximo 3):

– Slide(s) informativos(s) sobre como adaptar e/ou atuar com alunos com distúrbios ou transtornos de aprendizagem (no mínimo 2 e no máximo 3): você deve descrever possibilidades de intervenções/atividades pedagógicas para o público que você está enfatizando em sua apresentação. – Referências (1 slide): listar as referências que você utilizou como embasamento para fazer seus […]

– Slide(s) informativo(s) sobre os principais transtornos ou distúrbios de aprendizagem (no mínimo 5 – um para cada transtornos ou distúrbios — no máximo 8)

– Slide(s) informativo(s) sobre os principais transtornos ou distúrbios de aprendizagem (no mínimo 5 – um para cada transtornos ou distúrbios — no máximo 8): você deve relacionar os principais transtornos ou distúrbios citados no enunciado para abordar em sua apresentação, descrevendo suas principais características. Por exemplo: disgrafia, deverá trazer nesse slide as principais características […]

Imagine que você foi convidado para realizar uma formação com os professores de uma escola durante a semana pedagógica, no início do ano letivo.

Imagine que você foi convidado para realizar uma formação com os professores de uma escola durante a semana pedagógica, no início do ano letivo. O tema da formação é transtornos ou distúrbios de aprendizagem, e seu objetivo é preparar uma apresentação informativa e interessante, que atenda às necessidades de conhecimento desse público. Para a atividade […]

Os distúrbios ou transtornos de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade de uma pessoa de aprender, processar, analisar e armazenar informações.

  Os distúrbios ou transtornos de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade de uma pessoa de aprender, processar, analisar e armazenar informações. Desta maneira, distúrbios de aprendizagem são problemas que dificultam a aquisição de habilidades acadêmicas básicas, como leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos. Os transtornos de aprendizagem são problemas relacionados a […]

  -Cite as características principais, idade de manifestação e diagnóstico diferencial do Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Rett.

    -Cite as características principais, idade de manifestação e diagnóstico diferencial do Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Rett.       Para fundamentar sua resposta, cite, no mínimo, um autor que aborde a temática. Uma das referências pode ser o livro da disciplina. Ao final de sua escrita, lembre-se de listar as […]

-O que é Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Rett.

  -O que é Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Rett.   -Cite as características principais, idade de manifestação e diagnóstico diferencial do Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Rett.       Para fundamentar sua resposta, cite, no mínimo, um autor que aborde a temática. Uma das referências pode ser o livro […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.