A seguir, compartilhamos alguns exemplos de plataformas e você poderá fazer uma busca rápida na internet sobre suas respectivas funcionalidades

  A seguir, compartilhamos alguns exemplos de plataformas e você poderá fazer uma busca rápida na internet sobre suas respectivas funcionalidades, são elas: Scratch, PHetColorado, Wordwall, Mentimenter, Padlet, entre outras.   É fundamental enfatizar que a utilização da tecnologia na educação só terá eficácia se utilizada com um propósito pedagógico perceptível. A simples incorporação da […]

Por meio da integração dessas diversas disciplinas, o STEAM visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno

  Por meio da integração dessas diversas disciplinas, o STEAM visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno, onde a proficiência nas competências relacionadas ao STEAM é muito procurada. Existem inúmeras plataformas disponíveis que facilitam a conceituação e execução de atividades STEAM. A seguir, compartilhamos alguns exemplos de […]

A sigla STEAM significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics)

  A sigla STEAM significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Visa promover uma abordagem interdisciplinar para a educação, promovendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, habilidades de pensamento crítico, criatividade e esforços colaborativos entre os alunos. Ela promove a aprendizagem ativa, onde os estudantes são incentivados a […]

A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas

    A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ela valoriza a criatividade, o espírito empreendedor e a colaboração, estimulando os indivíduos a projetar, criar e fabricar objetos do mundo real. Nesse contexto, a cultura maker se torna uma força impulsionadora nas práticas […]

Ao refletir sobre a importância da idealização de práticas inovadoras na Educação Maker contemporânea, capazes de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem visível

  Ao refletir sobre a importância da idealização de práticas inovadoras na Educação Maker contemporânea, capazes de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem visível, conectada, personalizada e ativa, discuta como o uso das tecnologias maker pode ser uma ferramenta eficaz nesse processo. Quais são os benefícios e desafios dessa abordagem? Além disso, explique como a personalização […]

Para exercitar a prática de planejamento sobre o uso de tendências educacionais na Educação Maker, prepare-se para realizar esta atividade

  Para exercitar a prática de planejamento sobre o uso de tendências educacionais na Educação Maker, prepare-se para realizar esta atividade. Diante das reflexões apresentadas e da leitura previamente realizada do material didático, você deverá redigir um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, com o contexto indicado a seguir.   Ao refletir sobre a […]

Isso pode ser feito por meio da adaptação dos projetos e recursos maker às preferências e aos ritmos de aprendizagem de cada estudante, permitindo que eles tenham um papel ativo na criação

  Isso pode ser feito por meio da adaptação dos projetos e recursos maker às preferências e aos ritmos de aprendizagem de cada estudante, permitindo que eles tenham um papel ativo na criação do seu conhecimento. A personalização do ensino maker também considera as diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizagem mais […]

Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula.

  Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula. Isso pode incluir o uso de impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, que proporcionam uma experiência de aprendizagem mais engajadora e conectada com a […]

As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital.

  As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital. Essa geração cresceu imersa em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, e eles estão familiarizados com dispositivos eletrônicos, impressoras 3D, programação e mídias sociais desde cedo. Nesse […]

c) Imagine que você é professor(a) em uma escola pública e recebe em sua turma um aluno surdo.

  c) Imagine que você é professor(a) em uma escola pública e recebe em sua turma um aluno surdo. Com base nos textos estudados e nas reflexões sobre direitos humanos e educação inclusiva, apresente uma ação pedagógica simples, que você poderia adotar para garantir a participação desse aluno nas atividades escolares (pode ser algo relacionado […]

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