ATIVIDADE 1 – REDES – IMERSÃO PROFISSIONAL: PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE REDES – 54_2025

ATIVIDADE 1 – REDES – IMERSÃO PROFISSIONAL: PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE REDES – 54_2025 A empresa NetSolutions Brasil firmou contrato com a prefeitura para implantar uma nova rede corporativa que interliga secretarias municipais, escolas, hospitais e centros administrativos. O objetivo é oferecer comunicação segura e estável entre as unidades, além de serviços de […]

MAPA – ADSIS – LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO – 54_2025

MAPA – ADSIS – LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO – 54_2025 Imagine que você foi contratado para desenvolver um sistema de gerenciamento de livros para uma pequena biblioteca. O sistema deve permitir que o bibliotecário cadastre, pesquise, ordene e gerencie o acervo de 20 livros. Esta tarefa exigirá a aplicação de diversos conceitos fundamentais da […]

ATIVIDADE 1 – ADSIS – LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO – 54_2025

ATIVIDADE 1 – ADSIS – LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO – 54_2025 Em atividades de programação, é comum utilizar laços de repetição para automatizar cálculos ou percorrer conjuntos de dados. O entendimento correto desses laços é fundamental para escrever programas mais claros e eficientes.   Com base nisso, analise o seguinte código:  Fonte: o autor. […]

PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS – 54_2025

PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS – 54_2025 Projeto – Sistema de Gestão Educacional Você foi contratado pela EduConnect, uma startup de tecnologia educacional que fornece sistemas para universidades e escolas. O desafio é desenvolver um Sistema de Gestão Educacional (SGE) orientado a objetos, que permita cadastrar alunos, professores, cursos, turmas, […]

ATIVIDADE 1 – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS – 54_2025

ATIVIDADE 1 – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS – 54_2025 Olá, caro estudante, vamos iniciar nossos trabalhos com alguns dos conceitos que vimos em nossa disciplina para a realização desta atividade.   Considere o seguinte texto:   Você foi contratado para desenvolver uma plataforma corporativa de gestão educacional que conecta alunos, professores […]

PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025

PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025   Olá, estudante!   Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:   ​(1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema   Uma biblioteca escolar quer reduzir atrasos […]

ATIVIDADE 1 – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025

ATIVIDADE 1 – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025 Olá, estudante!   Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA na AE1 os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Então, vamos lá!   ​Uma instituição quer lançar um aplicativo Android simples para “Lista de Tarefas da Comunidade”, onde moradores criam tarefas (ex.: “mutirão […]

MAPA – GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS – 54_2025

MAPA – GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS – 54_2025   Um dos desafios da gestão de projetos está em traduzir expectativas em funcionalidades viáveis. Com base no PMI/PMBOK e no material didático, a coleta de requisitos precisa ser clara, mensurável e alinhada às partes interessadas. Além disso, riscos devem ser identificados e tratados desde as fases […]

ATIVIDADE 1 – GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS – 54_2025

ATIVIDADE 1 – GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS – 54_2025   Nos ambientes de negócios atuais, caracterizados por incertezas econômicas, avanços tecnológicos acelerados e mudanças regulatórias frequentes, gerenciar projetos exige mais do que planejamento rígido. Segundo Carmo e Ravaneda (2021), o gerenciamento de riscos é um dos pilares fundamentais para garantir que os projetos alcancem seus […]

MAPA – VOLEIBOL – 54_2025

MAPA – VOLEIBOL – 54_2025   O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física. Com sua prática difundida em escolas, clubes, parques e ruas, essa modalidade aparece como o segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais pesquisado pelos brasileiros durante […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.