De acordo com a figura e com o livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre as linhas da quadra do basquetebol e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas:

Observe a figura abaixo de uma “meia quadra” de basquetebol: Fonte: COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019. De acordo com a figura e com o livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre as linhas da quadra do basquetebol e coloque V para as verdadeiras e […]

O Modelo de Educação Desportiva (MED) elaborado por Daryl Siedentop estabelce uma proposta que se baseia no currículo do esporte

O Modelo de Educação Desportiva (MED) elaborado por Daryl Siedentop estabelce uma proposta que se baseia no currículo do esporte e, por conta de sua estrutura pedagógica, procura simular aspectos fundamentais do contexto esportivo, como por exemplo, permite que os alunos possam participar do esporte, exercendo diferentes funções, tais como, jogador, técnico, jornalistas, árbitros, entre […]

Os fundamentos do basquetebol são subdivididos em domínio de corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes.

Os fundamentos do basquetebol são subdivididos em domínio de corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes. Todos eles são importantes nas partidas e devem ser trabalhados nos treinos, desde os iniciantes até os avançados. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019. Observe a seguinte definição, de […]

“O basquetebol se caracteriza pela necessidade constante de resolução de problemas, nas mais diversas situações durante o jogo.

“O basquetebol se caracteriza pela necessidade constante de resolução de problemas, nas mais diversas situações durante o jogo. Trata-se de um rápido processo cognitivo em que o jogador precisa perceber todas as informações relevantes para sua ação, escolher o que fazer entre as várias opções existentes e, por fim, executar os movimentos para solucionar as […]

De acordo com os estudos realizados na disciplina, vimos que cabe responsabilidade ao professor, proporcionar situações

De acordo com os estudos realizados na disciplina, vimos que cabe responsabilidade ao professor, proporcionar situações de ensino dos jogos e esportes de invasão visando que os alunos alcancem uma autonomia para jogar o basquetebol. Nessa direção, ensinar o aluno a ler ou pensar o jogo, através dos fundamentos técnicos e táticos, aumentará também as […]

Os esportes coletivos ou jogos de invasão possuem características específicas em comum, como ser uma disputa baseada em oposição entre duas equipes

Os esportes coletivos ou jogos de invasão possuem características específicas em comum, como ser uma disputa baseada em oposição entre duas equipes, possuem ações de ataque e defesa e o principal objetivo é pontuar e impedir que o adversário pontue. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019 Sobre […]

Desde que foi criado o basquetebol prioriza o passe como fundamento essencial ao jogo. A intenção do passe é alcançar as melhores condições

Desde que foi criado o basquetebol prioriza o passe como fundamento essencial ao jogo. A intenção do passe é alcançar as melhores condições possíveis de transição da defesa ao ataque, assim como o arremesso à cesta. Há diversos tipos de passes na modalidade. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: […]

As faltas do basquetebol são causadas por contato ilegal com um adversário e por comportamentos antidesportivos.

As faltas do basquetebol são causadas por contato ilegal com um adversário e por comportamentos antidesportivos. As consequências dessas faltas pessoais ou coletivas causam impactos nos resultados dos jogos. Por isso equipes devem sempre estar atentas com as quantidades de faltas e evitá-las. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: […]

Todo esporte possui regras. Estas regras devem ser conhecidas para facilitar o processo de ensino aprendizagem da modalidade.

Todo esporte possui regras. Estas regras devem ser conhecidas para facilitar o processo de ensino aprendizagem da modalidade. É importante estar atento, pois no geral todas as modalidades esportivas alteram suas regras ao final de um ciclo, como o ciclo olímpico. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019. […]

“As táticas de grupo são realizadas quando os alunos pretendem oferecer apoio aos colegas de equipe. Estas ações de grupo dependem do quanto cada jogador

“As táticas de grupo são realizadas quando os alunos pretendem oferecer apoio aos colegas de equipe. Estas ações de grupo dependem do quanto cada jogador, com e sem bola, consegue resolver os problemas táticos que ocorrem durante o jogo. Em resumo, os alunos devem compreender que as ações táticas ofensivas realizadas pelos jogadores (em grupo) […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.