O debate acerca do papel da Psicologia da Educação nas licenciaturas se sustenta na relevância do entendimento do desenvolvimento humano no processo de aprendizagem dos indivíduos. A compreensão desse processo envolve diferentes concepções teóricas sobre como o ser humano aprende. Elaborado pelo professor. Considerando a articulação entre Psicologia da Educação e o processo de aprendizagem, […]
Definimos como ambiente tudo que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive, já o termo hereditariedade é conhecido como o conjunto de processos relativos a transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e psíquicos que são transmitidos dos ascendentes (pais) aos seus descendentes […]
A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky representa uma era significativa na compreensão do ser humano, destacando a influência da cultura e a dimensão social nas interações que impulsionam o desenvolvimento singular. Esta abordagem teórica, mesmo sendo relativamente nova no Brasil, apresentou grande aceitação nas instituições de ensino e de pesquisas educacionais, por defender uma visão de […]
A epistemologia genética postulada por Jean Piaget propiciou grandes debates na educação, uma vez que rompeu com pressupostos até então difundidos como a hereditariedade da capacidade cognitiva e com o ideal empirista afirmativo da soberania do meio físico e social para a apreensão do conhecimento. Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringa-Pr.:UniCesumar, […]
A pulsão na concepção freudiana é um “conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, . . . o representante psíquico dos estímulos que se originam de dentro do organismo e alcançam a mente” (FREUD, 1915/1976, p.142 apud SOUZA, RAMOS, 2021, p. 34). Ela é exigências de trabalho para a vida psíquica, uma […]
A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas, mas também a mobilização de atitudes fundamentais para a convivência em contextos culturais diversos. Tais atitudes favorecem uma postura crítica, aberta e ética diante da diversidade cultural. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]
O conhecimento precisa ser transmitido para melhor preparo do aluno. Sendo assim, ferramentas cognitivas direcionadas e informações pertinentes necessárias para auxiliar a vida cotidiana do estudante devem ser transmitidas a eles, tais como: moradia; locomoção; dicas de locais para visitação em tempo livre e para lazer; indicação de um profissional da área da psicologia em […]
A internacionalização do ensino deve ser pensada como uma política institucional que permeie toda a estrutura da IES, não podendo ser tratada apenas como uma meta administrativa de um setor específico. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. […]
A gestão de relações internacionais das IES brasileiras deve incentivar o domínio de uma língua comum para o estudante poder se comunicar bem, compreender adequadamente o conhecimento compartilhado nos ambientes acadêmicos, obter êxito nas provas e atividades educacionais. Uma política linguística deve ser implantada para o aluno poder alcançar o máximo de resultados que o […]
A formação de cidadãos globais requer uma abordagem educacional que integre saberes e práticas voltadas para a convivência em uma sociedade globalizada, com competências interculturais que favoreçam o diálogo e o respeito mútuo. A internacionalização do ensino superior, nesse contexto, deve ser uma estratégia institucional e permanente, indo além da mobilidade estudantil. Fonte: adaptado de: […]