O bicho-preguiça ou, simplesmente, preguiça é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Pilosa, a mesma do tamanduá, e está distribuído em duas famílias, a Bradypodidae e a Megalonychidae

O bicho-preguiça ou, simplesmente, preguiça é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Pilosa, a mesma do tamanduá, e está distribuído em duas famílias, a Bradypodidae e a Megalonychidae. As espécies de bicho-preguiça estão divididas em dois gêneros que se diferenciam basicamente pela quantidade de dedos. SILVA, Gibran Anderson Oliveira da; PAZ, Marilia Carolina Pereira da; CORDEIRO, […]

Johan Huizinga nasceu em Groningen, na Holanda, em 1872. Historiador e linguista, ficou conhecido nas áreas de história cultural e teoria da história. Doutor em literatura sânscrita, Huizinga começou seus estudos

Johan Huizinga nasceu em Groningen, na Holanda, em 1872. Historiador e linguista, ficou conhecido nas áreas de história cultural e teoria da história. Doutor em literatura sânscrita, Huizinga começou seus estudos em linguística. Em 1902, ele começou a se interessar mais pela história medieval e do Renascimento. Capturado pelos nazistas em 1942 após a ocupação […]

Com o decorrer da transformação ocorrida na estrutura social, as expressões “tempo livre” e “tempo de lazer” tem sido utilizada na maioria das vezes até como sinônimos. No nosso vocabulário, a expressão “tempo

Com o decorrer da transformação ocorrida na estrutura social, as expressões “tempo livre” e “tempo de lazer” tem sido utilizada na maioria das vezes até como sinônimos. No nosso vocabulário, a expressão “tempo livre” tem sido usada com o mesmo significado da expressão “lazer” embora, do ponto de vista conceitual tais expressões traduzem significados diferentes […]

Além de contribuir com a formação de um acervo de atividades recreativas que poderão ser usadas nas primeiras intervenções profissionais, o repertório de lazer também busca, mesmo que de forma reticente

Além de contribuir com a formação de um acervo de atividades recreativas que poderão ser usadas nas primeiras intervenções profissionais, o repertório de lazer também busca, mesmo que de forma reticente, ofertar “dicas didáticas”, como: certificar-se de que o público participante conhece o funcionamento das atividades que serão vivenciadas é uma atitude imprescindível a qualquer […]

Formular um conceito significa dizer que se teve acesso à essência do objeto, a partir do que podem ser percebidas as leis de movimento do real, seus desdobramentos, sua estrutura interna. “(. . .) o conceito

Formular um conceito significa dizer que se teve acesso à essência do objeto, a partir do que podem ser percebidas as leis de movimento do real, seus desdobramentos, sua estrutura interna. “(. . .) o conceito da coisa é compreensão da coisa, e compreender a coisa significa conhecer-lhe a estrutura” (Kosik, 1976, p. 14). O […]

A educação básica no Brasil ganhou contornos bastante complexos nos anos posteriores à Constituição Federal de 1988 e, sobretudo, nos últimos oito anos. Analisá-la não é fácil exatamente porque as contingências

A educação básica no Brasil ganhou contornos bastante complexos nos anos posteriores à Constituição Federal de 1988 e, sobretudo, nos últimos oito anos. Analisá-la não é fácil exatamente porque as contingências que a cercam são múltiplas e os fatores que a determinam têm sido objeto de leis, políticas e programas nacionais, alguns dos quais em […]

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) surge de uma proposta política assumida pelo Programa de Governo, do então candidato a presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) surge de uma proposta política assumida pelo Programa de Governo, do então candidato a presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto do pleito eleitoral de 2002. Trata-se da Proposta 12 para a educação superior. O sistema foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), […]

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado. LOPES, M. C. R; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: […]

Com essas mudanças, analise as afirmativas a seguir: I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a BNCC (2018) traz as áreas de conhecimento, sendo, Linguagens, Matemática, Ciências da natureza e Ciências Humanas com frequências obrigatórias.

Vemos, na estrutura da BNCC (2018), a nova disposição das “disciplinas” dentro de cada etapa de ensino (BRASIL, 2018). BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Com essas mudanças, analise as afirmativas a seguir: I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a BNCC (2018) traz as áreas de conhecimento, sendo, Linguagens, […]

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), por determinação do artigo 214 da Constituição Federal, estabelece em seu artigo 9º que, cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), por determinação do artigo 214 da Constituição Federal, estabelece em seu artigo 9º que, cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE), com a colaboração dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Os dois artigos subsequentes dessa Lei determinam a incumbência […]

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