QUESTÃO 6 Executivos de logística acompanham diferentes métricas de tempo, confiabilidade e integridade do pedido. Nem todo indicador mede a mesma coisa e confusões conceituais levam a diagnósticos equivocados. Por isso, conhecer o que cada indicador realmente mensura é muito importante para priorizar ações e corrigir gargalos. No grupo dos indicadores de tempo, há um […]
QUESTÃO 5 A política de segurança logística é crucial por várias razões: garante a segurança de bens e produtos; estabelece diretrizes para identificar e gerenciar riscos; ajuda a atender requisitos regulatórios e normas de segurança, evitando penalidades e problemas legais; promove planos de contingência que garantem a operação contínua em situações adversas; melhora a eficiência […]
QUESTÃO 4 A gestão eficiente de risco é crucial para o sucesso e a sustentabilidade de uma organização. Vai deste a Identificação dos riscos internos e externos que podem impactar a organização, como financeiros, operacionais, de mercado, legais e tecnológico ao desenvolvimento de estratégias de mitigação do risco, com monitoramento e controle com o objetivo […]
QUESTÃO 3 KPI, ou Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Desempenho, em português), é uma métrica utilizada para avaliar o desempenho de uma organização em relação a objetivos estratégicos específicos. Os KPIs ajudam a medir o progresso, identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria. SANTOS, Donizete Aparecido dos. Gestão de Indicadores e Riscos. Florianópolis, SC: Arqué, […]
QUESTÃO 2 O controle de estoques e a conformidade de documentos fiscais são áreas críticas na logística. Falhas nesses processos podem gerar retrabalhos, atrasos e distorções de custo, impactando tanto a operação quanto a satisfação do cliente. Fonte: SANTOS, D. A. dos. Gestão de indicadores e riscos. Florianópolis: Arqué, 2024. Com base neste contexto, […]
QUESTÃO 1 Suponha que você é o diretor logístico de uma empresa e quer saber o percentual de itens entregues no prazo e dentro das especificações esperadas pelo cliente. Para isso, você terá que calcular o indicador de desempenho chamado de OTIF, que significa On-Time In-Full. Para realizar o cálculo, você levantou as seguintes informações para […]
QUESTÃO 10 Uma empresa do setor alimentício percebeu um aumento nas reclamações de clientes sobre atrasos e avarias nas entregas. O gestor identificou que não havia monitoramento adequado dos motoristas, nem integração entre transporte e estoque, o que dificultava decisões rápidas e gerava retrabalhos. Com base no cenário apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. A […]
QUESTÃO 9 O transporte rodoviário é amplamente utilizado no Brasil devido à sua capilaridade e capacidade de integração entre regiões. No entanto, sua dependência traz consigo riscos que impactam diretamente os custos logísticos e a imagem da empresa perante os clientes. Ações preventivas, como manutenção de frota e monitoramento de cargas, são essenciais, mas nem […]
QUESTÃO 8 Um dos indicadores de desempenho logístico importante é o chamado de OTIF, que significa On-Time In-Full, que mede se o item foi entregue no prazo e dentro das especificações esperadas pelo cliente. Diante disso, suponha que uma empresa queira medir esse indicador. Para isso, o gestor levantou as seguintes informações para o primeiro trimestre […]
QUESTÃO 7 O conjunto de ações previamente definidas que uma organização deve seguir em caso de eventos inesperados ou situações de emergência. O objetivo é garantir a continuidade das operações e minimizar impactos negativos, como perdas financeiras, danos à reputação ou interrupções nos serviços, sendo essencial para a resiliência organizacional e a capacidade de se […]
