Após encaminhamento feito pela escola, Pedro passou por uma avaliação com equipe multidisciplinar (fonoaudióloga, psicopedagoga e neuropsicóloga), que indicou que ele possui inteligência dentro da média, sem comprometimentos neurológicos ou sensoriais, mas apresenta um padrão claro de dificuldade persistente na leitura e na escrita, não explicada por fatores emocionais ou socioeducacionais. Situação atual e encaminhamentos: […]
A família relata que Pedro é um menino atento, gosta de contar histórias e é muito imaginativo. Em casa, mostra boa memória para acontecimentos, gosta de jogos de tabuleiro e consegue resolver problemas matemáticos simples com facilidade. No entanto, demonstra cansaço e frustração quando precisa ler livros ou fazer cópias, o que tem afetado sua […]
Apesar de ser um menino curioso, participativo e verbalmente muito expressivo, Pedro demonstra grande resistência ao realizar tarefas que envolvam a decodificação de palavras, leitura em voz alta e produção de textos escritos. Com frequência, ele troca letras com sons semelhantes (como “f” por “v” e “p” por “b”), inverte a ordem de letras em […]
MAPA – PED – PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 52_2025 Caro aluno (a), a prática docente impõe diferentes desafios ao lidar com discentes tão diferentes reunidos em uma sala de aula. As crianças e adolescentes chegam à escola com experiências de vida e capacidades de lidar com as situações por vezes divergentes das […]
b) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. No Formulário MAPA, inclua os seguintes itens: Uma Competência […]
Elaborar uma sequência didática que desenvolva as seguintes competências gerais da BNCC: a) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) […]
A fim de ter uma experiência com tal documento, oriento que faça a leitura da BNCC (2018), sobretudo da Introdução (p. 7-21), com foco nas Competências gerais da Educação Básica; bem como das Competências específicas da sua área de conhecimento, que se apresentam nas páginas referentes à etapa do Ensino Fundamental (p. 65, 87, […]
Para pensar nessa problemática, é preciso saber que a BNCC é um documento da Educação Básica que norteia a elaboração dos currículos escolares, com os conteúdos mínimos para cada área do conhecimento e, também, as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver ao fim de cada ano ou etapa. A fim de ter […]
MAPA – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está sendo discutida constantemente desde a sua elaboração. Você acredita que ela seja significativa na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em nossas escolas? Para pensar nessa problemática, é preciso saber que a BNCC é um […]
g) nome do estabelecimento; h) como os estudantes chegam até o local que oferta essa modalidade. Elabore um texto dissertativo de 15 a 25 linhas, sobre a modalidade escolhida, com base nos estudos e pesquisas realizadas. Explique o que a pesquisa representou para você em termos de conhecimento e se você, como futuro profissional […]