MAPA – SALI – CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA – 54_2025

MAPA – SALI – CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA – 54_2025   ATIVIDADE MAPA: CONTROLE DE QUALIDADE E METROLOGIA   A indústria de alimentos tem crescido de forma acelerada no Brasil. No entanto, esse crescimento nem sempre é acompanhado por melhorias na gestão. Muitas empresas do setor alimentício, ao expandirem sua operação, enfrentam dificuldades para […]

ATIVIDADE 1 – SALI – CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA – 54_2025

ATIVIDADE 1 – SALI – CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA – 54_2025   Uma indústria de alimentos utiliza uma balança para pesar ingredientes em um processo produtivo. Para verificar a precisão da balança, foram realizadas 12 medições consecutivas usando um bloco padrão de 30 gramas. Os resultados obtidos foram os seguintes:   Medição Leitura da […]

MAPA – QUI – REAÇÕES ORGÂNICAS – 54_2025

MAPA – QUI – REAÇÕES ORGÂNICAS – 54_2025 CONTEXTUALIZAÇÃO Na prática laboratorial e industrial, muitas vezes é necessário diferenciar rapidamente o tipo de álcool presente em uma amostra desconhecida (primário, secundário ou terciário). Um método clássico para isso é o teste de Lucas. Descoberto por Howard Johnson Lucas em 1930, o reagente de Lucas é […]

ATIVIDADE 1 – QUI – REAÇÕES ORGÂNICAS – 54_2025

ATIVIDADE 1 – QUI – REAÇÕES ORGÂNICAS – 54_2025   CONTEXTUALIZAÇÃO As reações orgânicas são fundamentais para compreender como as moléculas de carbono se transformam e dão origem a diferentes compostos presentes em medicamentos, combustíveis, polímeros e materiais do dia a dia. Para o futuro professor de Química, entender os tipos de reações — substituição, […]

PORTFÓLIO – QUI – PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025

PORTFÓLIO – QUI – PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025 O plano de aula funciona como um roteiro estruturado, que ajuda o professor a definir o que pretende ensinar, como ensinar e como avaliar, ou seja, objetivos, metodologia e instrumentos de avaliação são definidios em um plano de aula. Sem esse planejamento, há […]

ATIVIDADE 1 – QUI – PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025  

ATIVIDADE 1 – QUI – PRÁTICA PEDAGÓGICA: QUÍMICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025   Para trabalhar o conteúdo de Cinética Química, é possível discutir a Cinética Química com base no tema: “A Química de um airbag”. Suponha que você realizou alguns experimentos com seus alunos para investigar os fatores que influenciam na velocidade das reações […]

MAPA – MUSIC – TÉCNICA VOCAL E PRÁTICA DE CANTO – 54_2025

MAPA – MUSIC – TÉCNICA VOCAL E PRÁTICA DE CANTO – 54_2025 ELEMENTO-BASE 1 Há aspectos do envelhecimento do mecanismo vocal que podem ser resguardados. Não há maneira pela qual possamos diretamente controlar o processo de ossificação gradual da cartilagem (que começa no dia em que nascemos; estudos indicam que certos tipos de flexibilidade na […]

ATIVIDADE 1 – MUSIC – TÉCNICA VOCAL E PRÁTICA DE CANTO – 54_2025

ATIVIDADE 1 – MUSIC – TÉCNICA VOCAL E PRÁTICA DE CANTO – 54_2025 Atividade de Estudos 1 Conforme estudado no livro da disciplina “Técnica Vocal e Prática de Canto”, existem diferenças significativas entre as vozes infantis, adolescentes e adultas – estas últimas, inclusive, podem sofrer diversas alterações conforme envelhecem. Observe o texto destacado abaixo: As […]

PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ARTES INTEGRADAS E A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL – 54_2025  

PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ARTES INTEGRADAS E A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL – 54_2025   Na sociedade pós-moderna, marcada pela cultura do consumo e pela espetacularização da arte, o artista enfrenta o desafio de manter sua autenticidade. Muitas vezes, a obra deixa de existir em função da repercussão midiática, e a sensibilidade humana cede espaço à busca […]

ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ARTES INTEGRADAS E A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL – 54_2025

ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ARTES INTEGRADAS E A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL – 54_2025   Historicamente, a educação foi marcada pela valorização do conhecimento objetivo, estruturado em currículos rígidos e estratégias de ensino pouco abertas à criticidade. Contudo, com o avanço da educação contemporânea, ganha força a valorização de dimensões formativas ligadas à arte, à sensibilidade […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.