QUESTÃO 2 Na década de 80, o modelo esportivista começa a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e a Educação Física passa por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. Nesse momento, rompe-se, ao menos em nível de discurso, com a valorização excessiva do desempenho como objetivo único da escola. Fonte: MALDONADO, […]
QUESTÃO 1 Por meio da sistematização das situações de ensino e aprendizagem na Educação Física, a abordagem da cultura corporal de movimento, busca trazer à tona questões que envolvem as relações de poder, além de considerar que a metodologia do professor deve abordar aspectos que não se restrinjam a como ensinar, mas também sobre como […]
QUESTÃO 10 Marinho se autodenomina autor de importância na história da Educação Física brasileira, quando registra, em suas obras a memória de suas ações e produções, configurada em monumento. Nesse jogo de constituir a própria memória, o autor, de forma intencional, produz uma série de registros que marcam a sua participação em eventos, cursos, palestras, […]
QUESTÃO 9 A educação entre os povos primitivos foi fundamental para o início do desenvolvimento educacional da humanidade, como exemplo básico desta forma de educar, podemos citar as sociedades primitivas localizadas no centro da África, que se educavam através da Educação Difusa. Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, […]
QUESTÃO 8 Alfredo Faria Junior é autor do livro Introdução à didática de Educação Física, o qual contribuiu para reflexões acerca da relevância da Educação Física a nível nacional, e que auxiliou também para a compreensão de fundamentos pedagógicos e teóricos que ocorreram a partir da década de 1980, mesmo que não tenha sido responsável […]
QUESTÃO 7 A década de 1980 foi marcada, no campo da Educação Física Escolar brasileira, pelo surgimento de um conjunto de produções e debates que ficou conhecido, posteriormente, como Movimento Renovador da Educação Física. Pode ser entendido como um movimento de caráter “inflexor”, dado ter representado um forte e inédito esforço de reordenação dos pressupostos […]
QUESTÃO 6 Fernando de Azevedo (1894-1974) foi um educador, professor, administrador, ensaísta e sociólogo brasileiro. Participou intensamente do processo de formação da universidade brasileira, em busca de uma educação de qualidade. Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020. Relembrando um dos principais documentos em que Fernando de […]
QUESTÃO 5 A Educação Física Esportivista foi consequência e fruto do tecnicismo implantado pela ditadura militar. Sua finalidade seria a de abastecer uma economia industrializada em rápida expansão com mão de obra farta e barata ou, no nosso caso, produzir rapidamente uma geração de atletas de alto nível que, ao conquistar títulos e medalhas, faria, por […]
QUESTÃO 4 Professor de Didática na Universidade de Valencia, na Espanha, José Gimeno Sacristán é um pedagogo que sempre pesquisou sobre a escola e seus problemas educativos, mais especificamente o currículo. Para o autor, o currículo deve ser entendido como um processo que valorize a lógica do pensamento do aluno. Fonte: ARROYO, Miguel G. Os movimentos sociais […]
QUESTÃO 3 Dentre os mais diversos colaboradores na teorização da Educação Física brasileira, destaca-se a figura Fernando Azevedo, que assim como Rui Barbosa, era advogado de formação, sendo pedagogo e, professor de Educação Física por atuação acadêmica. Fonte: JUNIOR, Carlos Herold. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018 (adaptado). Com base na contribuição de Fernando Azevedo para o […]
