Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber: (1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema Uma biblioteca escolar quer reduzir atrasos na devolução de livros. Hoje, o controle é feito em planilhas; quando um empréstimo vence, […]
(1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema Uma biblioteca escolar quer reduzir atrasos na devolução de livros. Hoje, o controle é feito em planilhas; quando um empréstimo vence, o aluno só descobre no balcão ou quando recebe uma cobrança escrita. A direção decidiu criar um recurso simples no aplicativo da escola: enviar lembretes de devolução […]
Uma biblioteca escolar quer reduzir atrasos na devolução de livros. Hoje, o controle é feito em planilhas; quando um empréstimo vence, o aluno só descobre no balcão ou quando recebe uma cobrança escrita. A direção decidiu criar um recurso simples no aplicativo da escola: enviar lembretes de devolução com data e título do livro, e […]
Para que esse recurso funcione, é preciso organizar informações básicas: quem é o aluno, qual livro está emprestado, qual é a data de devolução, e como avisá-lo (notificação no app e e-mail). A solução deve ser clara e direta, sem programação nesta atividade — o objetivo é descrever as entradas, saídas e regras de […]
A solução deve ser clara e direta, sem programação nesta atividade — o objetivo é descrever as entradas, saídas e regras de negócio de forma que qualquer pessoa entenda. No desenvolvimento de software, a disciplina mostra que sistemas ficam mais compreensíveis quando se nomeiam as “coisas do domínio” (por exemplo: Aluno, Livro, Empréstimo) e […]
No desenvolvimento de software, a disciplina mostra que sistemas ficam mais compreensíveis quando se nomeiam as “coisas do domínio” (por exemplo: Aluno, Livro, Empréstimo) e se explica o papel de cada uma. Essa forma de pensar está ligada aos conceitos de classes e objetos (o que a coisa “é” e o que ela “faz”), além […]
Outro ponto é que, mesmo num recurso pequeno, precisamos de regras simples e de decisões (ex.: “se a data de hoje for maior que a data de devolução, marcar como ‘em atraso’”). No livro de Programação Avançada, as decisões e repetições são apresentadas como estruturas que dão fluxos diferentes a um programa — aqui, vamos […]
(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade (a) Objetivo do recurso. Explique, em linguagem simples, o que é o “Lembrete de Devolução de Livros”, para quem ele serve e qual problema resolve. Evite termos técnicos. (b) Entradas, saídas e regras). Liste 3 entradas, 2 saídas e 3 regras. Descreva tudo em frases […]
(a) Objetivo do recurso. Explique, em linguagem simples, o que é o “Lembrete de Devolução de Livros”, para quem ele serve e qual problema resolve. Evite termos técnicos. (b) Entradas, saídas e regras). Liste 3 entradas, 2 saídas e 3 regras. Descreva tudo em frases curtas. (c) Três “coisas do domínio” […]
Explique, em linguagem simples, o que é o “Lembrete de Devolução de Livros”, para quem ele serve e qual problema resolve. Evite termos técnicos. (b) Entradas, saídas e regras). Liste 3 entradas, 2 saídas e 3 regras. Descreva tudo em frases curtas. (c) Três “coisas do domínio” e o papel de cada […]
