QUESTÃO 5 Considere as seguintes situações hipotéticas: Na escola Partilhar, o professor de Educação Física, Francesco utiliza, em suas aulas, esportes bem conhecidos, como: atletismo, handebol, voleibol, e futsal. Na sua prática profissional, o docente realiza separação entre meninas e meninos. Em sua defesa, Francesco afirma que as meninas são mais fracas, e deste modo, […]
QUESTÃO 4 A obra mais citada de Elenor Kunz (1994), denominada “Transformação Didático-Pedagógica do Esporte”, apresenta a concepção critico-emancipatória para anunciar e estimular mudanças reais e concretas na concepção de ensino da Educação Física, bem como no conteúdo, no método e nas condições das possibilidades da prática pedagógica. Fonte: TAFFAREL, Celi Zulke; MORSCHBACHER, Marcia. […]
QUESTÃO 3 Considere você, aluno do curso Licenciatura em Educação Física, foi realizar estágio obrigatório na escola com dois professores diferentes e, percebe que a organização das aulas de cada um deles era baseada em abordagens pedagógicas: Lara, organizava os objetos de conhecimentos através de reflexão pedagógica e em todos os planos de aula estava […]
QUESTÃO 2 Na década de 80, o modelo esportivista começa a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e a Educação Física passa por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. Nesse momento, rompe-se, ao menos em nível de discurso, com a valorização excessiva do desempenho como objetivo único da escola. Fonte: MALDONADO, […]
QUESTÃO 1 Por meio da sistematização das situações de ensino e aprendizagem na Educação Física, a abordagem da cultura corporal de movimento, busca trazer à tona questões que envolvem as relações de poder, além de considerar que a metodologia do professor deve abordar aspectos que não se restrinjam a como ensinar, mas também sobre como […]
QUESTÃO 10 Marinho se autodenomina autor de importância na história da Educação Física brasileira, quando registra, em suas obras a memória de suas ações e produções, configurada em monumento. Nesse jogo de constituir a própria memória, o autor, de forma intencional, produz uma série de registros que marcam a sua participação em eventos, cursos, palestras, […]
QUESTÃO 9 A educação entre os povos primitivos foi fundamental para o início do desenvolvimento educacional da humanidade, como exemplo básico desta forma de educar, podemos citar as sociedades primitivas localizadas no centro da África, que se educavam através da Educação Difusa. Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, […]
QUESTÃO 8 Alfredo Faria Junior é autor do livro Introdução à didática de Educação Física, o qual contribuiu para reflexões acerca da relevância da Educação Física a nível nacional, e que auxiliou também para a compreensão de fundamentos pedagógicos e teóricos que ocorreram a partir da década de 1980, mesmo que não tenha sido responsável […]
QUESTÃO 7 A década de 1980 foi marcada, no campo da Educação Física Escolar brasileira, pelo surgimento de um conjunto de produções e debates que ficou conhecido, posteriormente, como Movimento Renovador da Educação Física. Pode ser entendido como um movimento de caráter “inflexor”, dado ter representado um forte e inédito esforço de reordenação dos pressupostos […]
QUESTÃO 6 Fernando de Azevedo (1894-1974) foi um educador, professor, administrador, ensaísta e sociólogo brasileiro. Participou intensamente do processo de formação da universidade brasileira, em busca de uma educação de qualidade. Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020. Relembrando um dos principais documentos em que Fernando de […]
