QUESTÃO 3 O materialismo histórico e dialético influenciou a educação no Brasil. Hoje, o que denominamos de pedagogia histórico-crítica é uma expressão desta influência. Para esta linha teórica, a educação tem um papel fundamental diante dos problemas sociais. Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021. Sobre a pedagogia histórico-crítica e […]
QUESTÃO 2 Segundo Franco Cambi (1999), o cristianismo trouxe uma revolução cultural ao propor um novo modelo de homem ideal. Além disso, a nova estrutura educativa da Igreja Católica, o mosteiro, instalou-se como um lugar de formação, que orientava a vida no sentido religioso. Por fim, submetia o processo formativo ao princípio da ascese, ou […]
QUESTÃO 1 Os corpos e as identidades são fluidos, escapam das essencialidades e normalidades. A filosofia da educação faz com que o acadêmico repense a existência humana conforme as condições históricas. Ainda, faz-se necessário uma formação política que desenvolva a consciência social de sua ação. Além disso, a formação filosófica acrescenta uma sensibilidade que sua […]
QUESTÃO 2 Uma primeira surpresa que pode acometer um principiante nos estudos do espanhol, certamente, será a frustração de não encontrar, relacionadas em um dicionário, as palavras que destacamos no texto: habló, morir, reveló, susurró, está, contó, pensé, somos, cuentan. A suposta ‘ausência’ de tais palavras, no entanto, não deveria mesmo nos surpreender, afinal, essas […]
QUESTÃO 10 Texto: Hablando por teléfono – ¡Diga! – ¿Cuchi? – Sí. ¿Quién es? – ¿No te acuerdas? Soy Pancho. – No caigo. – Nos conocimos en la discoteca Sandokan el domingo pasado. – ¡Ah! Tú eres un chico alto con peluca azul y pendientes, ¿no? – No, yo soy pequeño y llevo la cabeza […]
QUESTÃO 9 A gramática da língua espanhola é um assunto que suscita discussões e costuma causar desconforto aos estudantes de linguagem: falamos da ideia de ‘gramática’. Mas, afinal, do que exata mente estamos falando quando falamos de gramática, ou, mais especificamente, de noções básicas de gramática da língua espanhola? Fonte: SCHNEIDER, I. C; LEAL, […]
QUESTÃO 8 Quien está contra ella, enseña la máquina, es enemigo del país. Quien denuncia la injusticia, comete delito de lesa patria. Yo soy el país, dice la máquina. Este campo de concentración es el país: este pudridero, este inmenso baldío vacío de hombres. Quien crea que la patria es una casa de todos, será […]
QUESTÃO 7 Como podemos observar, há uma forte relação entre tipo e gênero textual, na verdade, os tipos de texto são compostos por diferentes gêneros textuais. O gênero receita, por exemplo, é um dos gêneros que formam o tipo textual injuntivo. O gênero conto, é um dos gêneros que formam o tipo textual narrativo, e […]
QUESTÃO 6 A língua espanhola apresenta traços característicos que conferem mais formalidade ou mais informalidade a situações corriqueiras de fala. Tais traços levam em conta a situação de comunicação e, muito especialmente, a relação de maior ou menor proximidade entre os interlocutores. Assim, as formas usadas para se referir a um amigo, não serão as […]
QUESTÃO 5 As preposições são palavras invariáveis, ou seja, não sofrem alterações de gênero ou número, e são dotadas da propriedade de unir diferentes elementos que com põem a oração. As preposições são fundamentais, portanto, para a construção de frases coesas e coerentes. Fonte: SCHNEIDER, I. C.; LEAL, F. Espanhol Instrumental. Florianópolis: Arqué, 2024. Sobre […]
