QUESTÃO 5 A Educação Física Esportivista foi consequência e fruto do tecnicismo implantado pela ditadura militar. Sua finalidade seria a de abastecer uma economia industrializada em rápida expansão com mão de obra farta e barata ou, no nosso caso, produzir rapidamente uma geração de atletas de alto nível que, ao conquistar títulos e medalhas, faria, por […]
QUESTÃO 4 Professor de Didática na Universidade de Valencia, na Espanha, José Gimeno Sacristán é um pedagogo que sempre pesquisou sobre a escola e seus problemas educativos, mais especificamente o currículo. Para o autor, o currículo deve ser entendido como um processo que valorize a lógica do pensamento do aluno. Fonte: ARROYO, Miguel G. Os movimentos sociais […]
QUESTÃO 3 Dentre os mais diversos colaboradores na teorização da Educação Física brasileira, destaca-se a figura Fernando Azevedo, que assim como Rui Barbosa, era advogado de formação, sendo pedagogo e, professor de Educação Física por atuação acadêmica. Fonte: JUNIOR, Carlos Herold. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018 (adaptado). Com base na contribuição de Fernando Azevedo para o […]
QUESTÃO 2 Ao tratar a cultura física como algo relevante, notamos que o valor que Rui Barbosa dava à educação física sustentava-se no conhecimento que possuía sobre as teorias pedagógicas vigentes, mundialmente, no final do século XIX. As problemáticas da educação física apareciam com grande interesse quando ponderava a educação de uma maneira ampla, admitindo conteúdos imprescindíveis para a educação do corpo. Fonte: JUNIOR, Carlos Herold. […]
QUESTÃO 1 A constituição da Educação Física escolar, ou seja, a instalação dessa prática pedagógica na instituição escolar emergente dos séculos XVIII e XIX, foi fortemente influenciada pela instituição militar e pela medicina. A instituição militar tinha a prática exercícios sistematizados que foram ressignificados (no plano civil) pelo conhecimento médico. Isso ocorreu numa perspectiva terapêutica, […]
QUESTÃO 10 As artes marciais são práticas físicas e mentais, derivadas de técnicas de guerra, dividida em diferentes graus, com o objetivo de desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se atacando ou submetendo o adversário à diversas técnicas. Nas artes marciais a função do mestre é crucial para o bom desenvolvimento dentro do esporte […]
QUESTÃO 9 Nas artes marciais, a relação entre mestres e discípulos não se limita ao ensino técnico, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento ético e na formação pessoal. Esse vínculo representa um processo de aprendizado contínuo, em que valores fundamentais, como respeito, responsabilidade e ética são integrados ao treinamento físico e aplicados no dia a dia dos praticantes. […]
QUESTÃO 8 Ao longo do tempo, as artes marciais evoluíram de práticas não regulamentadas para modalidades esportivas estruturadas, com regras claras e árbitros especializados. A regulamentação e a profissionalização da arbitragem foram essenciais para garantir a segurança dos praticantes e promover a justiça nas competições. ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023. Com base nesse […]
QUESTÃO 7 As diferentes formas de ensino e treinamento de lutas oferecem amplas oportunidades profissionais para aqueles que desejam seguir carreira nesse campo. O professor de Educação Física poderá realizar diversas atividades dentro desse campo de atuação. A escolha do ambiente profissional dependerá dos objetivos e da especialização de cada pessoa interessada em seguir carreira […]
QUESTÃO 6 A diferenciação entre as diversas artes marciais está na sistematização corporal de cada uma e em sua função específica em relação às outras. Em determinadas modalidades, o objetivo do golpe pode ser imobilizar ou projetar o adversário. Em outras, o foco é na aplicação de golpes com diferentes partes do corpo, com a […]
