QUESTÃO 4 Para o gerenciamento de um negócio é importante ter foco nas ações para maximizar o conjunto de recursos que são escassos. Em Micro e Pequenas Empresas o esforço para manter uma linha de raciocínio é ainda mais importante, porém, nem sempre se observa essa realidade. A elaboração da Missão Organizacional é o primeiro […]
QUESTÃO 3 Uma ferramenta que pode auxiliar de forma efetiva na elaboração de estratégias de mercado é o Ciclo de Vida do Produto. A importância se deve ao fato de considerar quatro fases relevantes que retratam todos os tipos de produto: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Todo Produto inicia com a primeira fase em que […]
QUESTÃO 2 É bastante equivocado considerar que uma empresa pode sobreviver sozinha e considerar que as outras pessoas e empresas dependem dela para sobreviver, ou seja, adotar uma postura de superioridade diante dos demais. Toda organização está inserida em um Ecossistema e possui diversos Stakeholders, ou seja, públicos interessados com maior ou menor grau de interação […]
QUESTÃO 1 Existem diferentes tipos de ferramentas que podem ajudar na Análise do Ambiente Organizacional. Uma das mais conhecidas é a Matriz SWOT que é uma sigla para tratar de quatro palavras em inglês (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats), traduzidos como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Basicamente, se considera aspectos dentro dos negócios que são comparados […]
QUESTÃO 10 A Matriz de Planejamento de Ansoff é uma das mais conhecidas ferramentas que tem como foco na expansão e diversificação dos negócios chamado de produto-mercado. Possibilita fazer análises das ações que podem ser tomadas levando em consideração atuar em mercados novos ou existentes e os produtos que podem ser novos ou existentes. […]
QUESTÃO 9 Quando um profissional de negócios trata de planejamento, é importante considerar que existem três níveis: estratégico, tático e operacional. Dessa forma, é possível pensar no futuro do negócio de forma mais abrangente ao fazer uma análise crítica do ambiente e das diferentes áreas do negócio, estabelecendo ações que precisam ser feitas e que […]
QUESTÃO 8 Ao longo dos anos é possível perceber uma mudança na maneira como é percebida a gestão estratégica. De 1950 até os dias atuais é notável a problemática, a ênfase e a abrangência de cada época sendo possível compreender 5 eras. Os efeitos da Globalização com um mundo conectado que tem a capacidade de […]
QUESTÃO 7 De acordo com o fundador e CEO da Euax, Jackson Rovina, é muito comum que as empresas apliquem o Balanced Scorecard (BSC) sem ter uma estratégia muito bem definida. “O Balanced Scorecard não é uma metodologia para você descobrir qual a estratégia da sua empresa. Ele serve para estruturar a execução de uma […]
QUESTÃO 6 Para se destacar diante dos demais concorrentes é importante procurar por vantagens competitivas. Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para embasar o planejamento. Uma das mais conhecidas é conhecida como modelo das 5 Forças de Porter criada para analisar cinco fatores: risco de entrada de potenciais concorrentes, intensidade da rivalidade entre empresas […]
QUESTÃO 5 Para um empreendimento se manter competitivo no ambiente de negócios, é importante considerar que funcionará por meio de parcerias. É equivocado pensar que conseguirá sucesso atuando sozinha, imaginando ser o agente mais importante e que os outros devem atender aos desejos em uma postura egocêntrica. Há uma série de stakeholders que precisam ser […]
