QUESTÃO 4 O processo de ensinar estudantes surdos exige práticas que valorizem a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como segunda, promovendo recursos visuais, estratégias bilíngues e metodologias inclusivas que assegurem o acesso ao conhecimento e à participação plena. Embora, saibamos que nem sempre foi assim, a metodologia de Bonet é considerada […]
QUESTÃO 3 A Constituição Federal de 1988 é reconhecida como um dos marcos mais avançados em termos de Direitos Humanos, pois estabelece garantias específicas voltadas à promoção da equidade e da inclusão. No que se refere à educação, a Carta Magna assegura o direito ao ensino para todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência, garantindo-lhes […]
QUESTÃO 2 A história da educação de surdos é marcada por diferentes estudiosos que contribuíram com práticas e debates. Juan Pablo Bonet é considerado pioneiro ao publicar, em 1620, o primeiro livro sobre o tema, unindo oralidade e gestos em sua metodologia. Contudo, Strobel (2008) lembra que esse pioneirismo foi relativizado pela atuação de Ramires […]
Na Antiguidade, a percepção sobre as pessoas surdas variava significativamente entre diferentes culturas, mas de forma geral, elas eram vistas de maneira negativa. Em muitas sociedades, os surdos eram considerados inferiores ou até mesmo descartados como seres sem valor. Na Grécia Antiga e na China, por exemplo, predominava a ideia de que a surdez era […]
Apresentação e comunicação: a clareza, a objetividade e o poder de persuasão do vídeo do pitch de cinco minutos. Para a realização dessa atividade, faz-se necessário que você assista as aulas conceituais, leia o Livro da disciplina e siga as orientações abaixo: Temos também um material de apoio na seção “Material da disciplina”, dentro […]
Proposta de solução: a criatividade, a viabilidade e o detalhamento do plano de ação e dos benefícios esperados. Apresentação e comunicação: a clareza, a objetividade e o poder de persuasão do vídeo do pitch de cinco minutos. Para a realização dessa atividade, faz-se necessário que você assista as aulas conceituais, leia o […]
Aplicação dos conceitos: a correção e a coerência na aplicação dos conceitos do livro (COBIT, TOGAF, ITSM ágil) na proposta de solução. Proposta de solução: a criatividade, a viabilidade e o detalhamento do plano de ação e dos benefícios esperados. Apresentação e comunicação: a clareza, a objetividade e o poder de persuasão […]
Análise do problema: a clareza e a profundidade do relatório com que o problema foi diagnosticado e a sua relevância para o negócio. Aplicação dos conceitos: a correção e a coerência na aplicação dos conceitos do livro (COBIT, TOGAF, ITSM ágil) na proposta de solução. Proposta de solução: a criatividade, a viabilidade […]
Como entregar a atividade: após a gravação, certifique-se de que sua apresentação atendeu à proposta da atividade. Copie e cole o link do seu vídeo no template da atividade. Fique atento ao critério da sua avaliação. Critérios de avaliação: Análise do problema: a clareza e a profundidade do relatório com que o problema […]
Treinamento da apresentação: gravem um vídeo e postem no YouTube no formato “não listado”. Ensaiem o pitch para que ele tenha, no máximo, cinco minutos de duração. A apresentação deve ser clara, objetiva e persuasiva, focando em como a solução resolve o problema de negócio da diretoria. Como entregar a atividade: após a gravação, […]
