Conforme afirma Costa e Luiz (2016), assim como foram os séculos IV e V para a elaboração dos Credos, foram também os séculos

Conforme afirma Costa e Luiz (2016), assim como foram os séculos IV e V para a elaboração dos Credos, foram também os séculos XVI e XVII para a confecção das Confissões e Catecismos. COSTA, Hermisten Maia Pereira da; LUIZ, Roney de Carvalho. Teologia Sistemática I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Partindo disso, das alternativas abaixo, assinale a […]

Ainda que não encontremos no Antigo Testamento uma revelação completa da existência da Triunidade de Deus

Ainda que não encontremos no Antigo Testamento uma revelação completa da existência da Triunidade de Deus, não podemos menosprezar as evidências ali encontradas dessa verdade que, especialmente, olhadas à luz do Novo Testamento, adquirem maior eloquência e firmeza. Dentro da revelação progressiva de Deus, encontramos gradativamente o desvelar da ação trinitária de Deus. Os componentes […]

Texto 1 – A Teologia, como vimos, é sempre o efeito da ação reveladora, inspiradora e iluminadora de Deus por meio do Espírito

Texto 1 – A Teologia, como vimos, é sempre o efeito da ação reveladora, inspiradora e iluminadora de Deus por meio do Espírito. Por isso, falar de Teologia Americana, Européia ou da América Latina se constitui, no mínimo, em uma ignorância bíblica: ou a Teologia é Bíblica ou não é Teologia; surja em que continente […]

A teologia cristã não é neutra nem meramente especulativa. Ela parte de pressupostos fundamentais: a existência de Deus

A teologia cristã não é neutra nem meramente especulativa. Ela parte de pressupostos fundamentais: a existência de Deus, Sua revelação e a autoridade das Escrituras. Esses pressupostos não são estabelecidos por demonstração lógica, mas pela fé iluminada pelo Espírito Santo. O método teológico, por sua vez, busca articular a fé com a razão, respeitando a […]

A Teologia constitui-se como a disciplina que se dedica à investigação sistemática acerca de Deus e de Sua autorrevelação

A Teologia constitui-se como a disciplina que se dedica à investigação sistemática acerca de Deus e de Sua autorrevelação. A divisão interna dessa área do saber visa à organização metodológica do conteúdo revelado, estruturando-o em categorias que favoreçam a compreensão aprofundada e a transmissão pedagógica do conhecimento teológico. Entre os principais ramos da Teologia, destacam-se: […]

Segundo Spurgeon: O poder de Deus é como Ele mesmo, auto-existente, autossustentado. O mais poderoso dos homens não pode acrescentar

Segundo Spurgeon: O poder de Deus é como Ele mesmo, auto-existente, autossustentado. O mais poderoso dos homens não pode acrescentar sequer uma sombra de poder ao Onipotente. Ele não se firma sobre nenhum trono reforçado; nem se apoia em nenhum braço ajudador. Sua corte não é mantida por Seus cortesãos, nem toma Ele emprestado das […]

A inspiração das Escrituras envolve a ação do Espírito Santo sobre os autores humanos, conduzindo-os, dentro de suas características

A inspiração das Escrituras envolve a ação do Espírito Santo sobre os autores humanos, conduzindo-os, dentro de suas características pessoais, históricas e culturais, para que registrassem precisamente o que Deus desejava comunicar à humanidade. Essa inspiração não anula a personalidade dos escritores nem os transforma em meros instrumentos mecânicos. Pelo contrário, preserva e utiliza suas […]

O propósito divino não é satisfazer nossa curiosidade, e, sim, ministrar-nos instrução proveitosa. Longe com todas as especulações

Texto 1 “O propósito divino não é satisfazer nossa curiosidade, e, sim, ministrar-nos instrução proveitosa. Longe com todas as especulações que não produzem nenhuma edificação”. Com demasiada frequência, nós procuramos, na Palavra, apenas uma confrmação de nossos intentos, e nossos propósitos (2Tm 4.3-4); queremos apenas que ela nos diga o que desejamos ouvir. COSTA, Hermisten […]

A imagem apresenta uma comparação entre o Arianismo e a definição cristológica do Concílio de Niceia (325 d.C.).

A imagem apresenta uma comparação entre o Arianismo e a definição cristológica do Concílio de Niceia (325 d.C.). Segundo o Arianismo, Cristo era um ser criado, não eterno, e não igual ao Pai — sendo apenas semelhante a Ele em natureza. Em contraposição, a definição ortodoxa do Concílio de Niceia afirmou que Cristo não foi […]

Considerando a informação apresentada na imagem, analise as afirmações a seguir:

Fonte: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/12/teologia-visual-heresias-a-respeito-de-jesus-0-500- d-c-infografico/. Acesso em: 15 maio 2025 (adaptado). Considerando a informação apresentada na imagem, analise as afirmações a seguir: I. A negação da humanidade plena de Cristo compromete sua identificação com os seres humanos e sua obra redentora. II. O Monofisismo foi adotado oficialmente pela Igreja, por valorizar a natureza divina de Cristo em […]

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