As políticas públicas consistem em ações e orientações definidas pelo poder público com o objetivo de enfrentar problemas coletivos e promover o bem-estar social. Elas são desenvolvidas e executadas por meio de leis, normas, programas e projetos que buscam atender às demandas da população em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, dentre outras. […]
De acordo com Parlebas (2013, p. 14), “os jogos são, de qualquer modo, o espelho da sociedade que lhes coloca em cena”, isso seria razão suficiente para despertar interesse de professores/investigadores, em relação aos comportamentos que os jogos encorajam, bem como à lógica interna que eles ilustram, que correspondem às esperas, desejos e normas de […]
Brincadeira é a atividade lúdica com predominância de imaginação. Jogo é a prática recreativa com predominância de regras. Brinquedo, por sua vez, é o objeto utilizado para brincar ou jogar. De posse desse conceito, você fará a dedução lógica que muitas coisas ou são, ou podem ser, sob certas circunstâncias, consideradas brinquedo. De fato, a […]
c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem. Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação: a) Pré-ordem: X – Y – Z. b) Em-ordem: X – Y – Z. c) Pós-ordem: X – Y – Z.
Os jogos, além de serem uma forma de diversão, desempenham um papel importante na sociedade. Eles oferecem um ambiente onde as pessoas aprendem a conviver, a seguir regras, a desenvolver valores coletivos e a aprimorar habilidades sociais essenciais. LORO, A. P.; LEÃO JUNIOR, C. M.; PIMENTEL, G. G. de A.; MACEDO, J. R.; FUGI, N. […]
A zona de desenvolvimento real diz respeito ao conjunto de competências e conhecimentos que o indivíduo já domina e aplica de maneira autônoma, sem necessitar de mediação externa. Esse conceito representa as aquisições já consolidadas no processo de aprendizagem, evidenciando aquilo que foi assimilado e pode ser reproduzido independentemente. De acordo com Rego (2014, p. […]
b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem. c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem. Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação: a) Pré-ordem: X – Y – Z. b) Em-ordem: X – Y – Z. c) Pós-ordem: X – Y – Z.
Por falar em jogos, também nos remetemos a alguns brinquedos que estão presentes na evolução da humanidade. Há brinquedos que são universais, presentes em várias culturas, como a bola, por exemplo. O conceito atemporal do brinquedo ao longo dos tempos e da história social da humanidade nos faz refletir sobre o significado que atribuímos a […]
Os jogos apresentam uma ampla diversidade de características e potencialidades que podem contribuir para o desenvolvimento social. De acordo com Loro (2018), classificar os diferentes tipos de jogos é uma tarefa complexa, dada a variedade de atividades existentes. Nesse sentido, a escolha do jogo a ser proposto deve considerar as necessidades e as particularidades de […]
a) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pré-Ordem. b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem. c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem. Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação: a) Pré-ordem: X – Y – Z. b) Em-ordem: X – Y – Z. c) Pós-ordem: X – Y – Z.