No contexto do controle eficiente de tarefas, especialmente em ambientes como o desenvolvimento de software, existem

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 8 No contexto do controle eficiente de tarefas, especialmente em ambientes como o desenvolvimento de software, existem práticas fundamentais que independem da metodologia adotada. Essas práticas ajudam a garantir foco, produtividade e entrega de valor ao cliente. Elaborado pelo professor. Considerando esse cenário, assinale a alternativa […]

o Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software que se concentra na melhoria

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 7 o Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software que se concentra na melhoria da qualidade do software e na capacidade de resposta às mudanças de requisitos do cliente. Ele é estruturado em torno de valores, princípios e práticas que promovem a […]

Os métodos ágeis têm como principal objetivo entregar um software funcional de forma contínua e adaptativa, com ciclos pequenos

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 6 Os métodos ágeis têm como principal objetivo entregar um software funcional de forma contínua e adaptativa, com ciclos pequenos e entregas frequentes. Além disso, a comunicação e o controle das atividades são facilitados, o que ajuda a minimizar os riscos de entregas sem qualidade. Entre […]

Na sociedade digital atual, marcada por rápidas transformações tecnológicas e alta competitividade, o controle de tarefas

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 5 Na sociedade digital atual, marcada por rápidas transformações tecnológicas e alta competitividade, o controle de tarefas tornou-se essencial para as empresas. A gestão eficiente de atividades não apenas otimiza os recursos e melhora a produtividade, como também permite maior agilidade na tomada de decisões e […]

Em um ambiente de desenvolvimento ágil, as decisões devem ser tomadas no momento mais apropriado, com base em fatos concretos

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 4 Em um ambiente de desenvolvimento ágil, as decisões devem ser tomadas no momento mais apropriado, com base em fatos concretos e não em suposições. O princípio de “adiar decisões” visa reduzir as incertezas e aumentar a assertividade nas escolhas feitas ao longo do projeto. Elaborado […]

O controle de versão é uma prática essencial na gestão de projetos de software, permitindo o rastreamento de alterações

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 3 O controle de versão é uma prática essencial na gestão de projetos de software, permitindo o rastreamento de alterações, colaboração eficiente e manutenção da integridade do sistema. Entre suas funcionalidades mais importantes, está o uso de um repositório central ou distribuído, dependendo do tipo adotado. […]

O planejamento de tarefas no desenvolvimento de software, de acordo com Mary e Tom Poppendieck, enfatiza

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 2 O planejamento de tarefas no desenvolvimento de software, de acordo com Mary e Tom Poppendieck, enfatiza a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua do processo. O conceito de “desperdício” envolve práticas ou elementos que não agregam valor ao cliente, como requisitos mal especificados ou […]

O Test Driven Development (TDD) é uma prática essencial para garantir a qualidade do código desde as fases iniciais do desenvolvimento.

ATIVIDADE 2 – MANUTENÇÃO DE SOFTWARE – 52_2025 QUESTÃO 1 O Test Driven Development (TDD) é uma prática essencial para garantir a qualidade do código desde as fases iniciais do desenvolvimento. Essa abordagem consiste em escrever testes automatizados antes mesmo de implementar a funcionalidade propriamente dita. O ciclo do TDD segue três etapas principais: escrever […]

Considere o seguinte cenário: Você está visitando um médico para um check-up. Há muitas pessoas na clínica. Uma senhora está digitando

ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 10 Considere o seguinte cenário: Você está visitando um médico para um check-up. Há muitas pessoas na clínica. Uma senhora está digitando os nomes de todas as pessoas em um arquivo. A pessoa que chegar mais cedo será atendida primeiro. Quando o médico está livre, ele […]

Ao trabalharmos com vetores em linguagem de programação, temos duas opções de uso: estáticos e dinâmicos.

ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 9 Ao trabalharmos com vetores em linguagem de programação, temos duas opções de uso: estáticos e dinâmicos. Quando criamos um vetor estático, dizemos na sua declaração qual será o seu tamanho, mas em vetores dinâmicos o seu tamanho definido em tempo de execução do programa. Fonte: […]

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