b) IDENTIFIQUE o processo e as nove etapas envolvidas na imagem a seguir: Fonte: adaptada de: BESSON, J. C. F. Microbiologia e imunologia. Maringá: UniCesumar, 2021. c) DIFERENCIE período de eclipse e período latente dos vírus.
a) DESCREVA o que é um vírion. b) IDENTIFIQUE o processo e as nove etapas envolvidas na imagem a seguir: Fonte: adaptada de: BESSON, J. C. F. Microbiologia e imunologia. Maringá: UniCesumar, 2021. c) DIFERENCIE período de eclipse e período latente dos vírus.
Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem células, são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela. Ao parasitarem uma célula, eles induzem a produção de material genético viral e de proteínas, controlando o metabolismo celular. Em face dessa característica, os vírus recebem […]
Descrição dos sintomas esperados em plantas submetidas a déficit hídrico (exemplos: murcha, fechamento estomático, redução do crescimento); Relação entre esses sintomas e os conceitos de potencial hídrico, pressão de turgor e transpiração; Indicação de duas estratégias fisiológicas que poderiam ser utilizadas para reduzir os efeitos da seca (ex.: fechamento estomático, ajuste osmótico, uso de […]
Explicação sobre como as propriedades físico-químicas da água e os princípios de movimentação hídrica influenciam o estresse observado; Descrição dos sintomas esperados em plantas submetidas a déficit hídrico (exemplos: murcha, fechamento estomático, redução do crescimento); Relação entre esses sintomas e os conceitos de potencial hídrico, pressão de turgor e transpiração; Indicação de duas estratégias […]
Relacione os sintomas aos conceitos de potencial hídrico, pressão de turgor, fechamento estomático e transpiração (capítulo Relações Hídricas). Elabore um relatório técnico (2–3 páginas) contemplando: Explicação sobre como as propriedades físico-químicas da água e os princípios de movimentação hídrica influenciam o estresse observado; Descrição dos sintomas esperados em plantas submetidas a déficit hídrico (exemplos: […]
Observe e registre (com fotos, esquemas ou anotações) os sinais de murcha, coloração das folhas, rigidez caulinar e crescimento. Relacione os sintomas aos conceitos de potencial hídrico, pressão de turgor, fechamento estomático e transpiração (capítulo Relações Hídricas). Elabore um relatório técnico (2–3 páginas) contemplando: Explicação sobre como as propriedades físico-químicas da água e os […]
Grupo B: irrigado a cada 3 dias (simulação de estresse hídrico). Observe e registre (com fotos, esquemas ou anotações) os sinais de murcha, coloração das folhas, rigidez caulinar e crescimento. Relacione os sintomas aos conceitos de potencial hídrico, pressão de turgor, fechamento estomático e transpiração (capítulo Relações Hídricas). Elabore um relatório técnico (2–3 páginas) […]
Grupo A: irrigado diariamente; Grupo B: irrigado a cada 3 dias (simulação de estresse hídrico). Observe e registre (com fotos, esquemas ou anotações) os sinais de murcha, coloração das folhas, rigidez caulinar e crescimento. Relacione os sintomas aos conceitos de potencial hídrico, pressão de turgor, fechamento estomático e transpiração (capítulo Relações Hídricas). Elabore um […]
Escolha uma espécie de planta acessível (ex.: feijão, alface, manjericão ou até mesmo mudas ornamentais em vasos). Monte dois grupos experimentais simples: Grupo A: irrigado diariamente; Grupo B: irrigado a cada 3 dias (simulação de estresse hídrico). Observe e registre (com fotos, esquemas ou anotações) os sinais de murcha, coloração das folhas, rigidez caulinar […]
