Vamos imaginar uma situação em que um biólogo foi contratado por um viveiro de mudas. Durante o período de estiagem, muitos clientes relatam que as mudas de hortaliças estão murchando rapidamente. Sua tarefa é simular, em ambiente controlado, os efeitos do déficit hídrico e apresentar orientações técnicas ao viveiro. Nesse sentido, a proposta desta […]
O estresse hídrico afeta significativamente a fisiologia das plantas, levando a uma série de respostas adaptativas para minimizar os danos e garantir a sobrevivência. As plantas desenvolveram diversas estratégias para lidar com a falta de água, incluindo fechamento estomático, ajuste osmótico, produção de proteínas de defesa e ativação de sistemas antioxidantes. Além disso, estratégias […]
– Justifique cientificamente a sua tomada de decisão sobre o uso de plantas nativas ou exóticas.
– Qual seria o papel de fitormônios e do equilíbrio hídrico no sucesso desse processo? Indique os fitormônios envolvidos. – Justifique cientificamente a sua tomada de decisão sobre o uso de plantas nativas ou exóticas.
– Como os conhecimentos de fisiologia vegetal (absorção radicular, transporte e acúmulo de substâncias) podem orientar a escolha de espécies para a fitorremediação? – Qual seria o papel de fitormônios e do equilíbrio hídrico no sucesso desse processo? Indique os fitormônios envolvidos. – Justifique cientificamente a sua tomada de decisão sobre o uso de plantas […]
Imagine que você é responsável por um projeto de recuperação de uma área degradada por mineração, em que o solo apresenta alta concentração de metais pesados. Explique: – Como os conhecimentos de fisiologia vegetal (absorção radicular, transporte e acúmulo de substâncias) podem orientar a escolha de espécies para a fitorremediação? – Qual seria o papel […]
Em um projeto de recuperação de área degradada por mineração com alta concentração de metais pesados, o foco principal é a remoção ou neutralização desses metais, por meio da fitorremediação, e a restauração da área para condições ambientais aceitáveis. Isso envolve diversas etapas, desde a análise detalhada do solo e da contaminação até a […]
11. Evidenciar a interdisciplinaridade: explicitar como os conhecimentos de Química e Biologia serão articulados a partir da Bioquímica. Observação: Caro(a) aluno(a), tenho uma sugestão para você. Utilize BNCC (Base Nacional Comum Curricular) disponível no link abaixo, acessando o item 5.Etapa do Ensino Médio, para auxiliar na construção de seu plano de ensino. https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ ATENÇÃO: […]
10. Apresentar formas de avaliação: como os estudantes serão avaliados durante ou após a aula? 11. Evidenciar a interdisciplinaridade: explicitar como os conhecimentos de Química e Biologia serão articulados a partir da Bioquímica. Observação: Caro(a) aluno(a), tenho uma sugestão para você. Utilize BNCC (Base Nacional Comum Curricular) disponível no link abaixo, acessando o item […]
9. Indicar os recursos didáticos: materiais físicos, digitais ou experimentais que serão empregados. 10. Apresentar formas de avaliação: como os estudantes serão avaliados durante ou após a aula? 11. Evidenciar a interdisciplinaridade: explicitar como os conhecimentos de Química e Biologia serão articulados a partir da Bioquímica. Observação: Caro(a) aluno(a), tenho uma sugestão para você. […]
