As autoras Strobel (2008) e Quadros (1997), que pesquisam sobre a aquisição da linguagem — ensino da Língua Portuguesa como segunda língua

As autoras Strobel (2008) e Quadros (1997), que pesquisam sobre a aquisição da linguagem — ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes surdos —, sinalizam que, no Brasil, a partir da década de 1990, diferentes estudos fomentam discussões acerca da educação dos surdos. Historicamente, esse marco, ao longo dos anos, vem promovendo […]

É fundamental conhecer os marcos históricos para compreender os avanços alcançados em relação aos direitos das pessoas surdas,

É fundamental conhecer os marcos históricos para compreender os avanços alcançados em relação aos direitos das pessoas surdas, bem como os desafios enfrentados por indivíduos com deficiência auditiva em diversos contextos históricos. Ao examinar a vida dos surdos na Idade Média, é necessário considerar as relações sociais da época, assim como os níveis de aceitação […]

Lacerda (2006, p. 9) afirma que: “ A inclusão escolar é vista como um processo dinâmico e gradual, que pode tomar formas diversas

Lacerda (2006, p. 9) afirma que: “ A inclusão escolar é vista como um processo dinâmico e gradual, que pode tomar formas diversas a depender das necessidades dos alunos, já que se pressupõe que essa integração/inclusão possibilite, por exemplo, a construção de processos linguísticos adequados, de aprendizado de conteúdos acadêmicos e de uso social da […]

A estruturação das línguas de sinais apresenta peculiaridades próprias, especialmente no que diz respeito à criação de novos sinais

A estruturação das línguas de sinais apresenta peculiaridades próprias, especialmente no que diz respeito à criação de novos sinais, pois essas línguas se desenvolvem por meio de mecanismos visuais e espaciais que diferem significativamente das línguas orais-auditivas. Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo, os processos de formação de sinais — como derivação, composição […]

No início do século XVI, surgiram as primeiras tentativas concretas de evolução na educação de pessoas surdas

No início do século XVI, surgiram as primeiras tentativas concretas de evolução na educação de pessoas surdas, com o desenvolvimento de metodologias pedagógicas que se baseavam em evidências mais estruturadas. Essas práticas romperam com as antigas explicações sobrenaturais, focando em abordagens mais racionais para o aprendizado e desenvolvimento dos surdos (Novais, 2024). Fonte: NOVAIS, I. […]

O uso de ferramentas tecnológicas pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos surdos

O uso de ferramentas tecnológicas pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos surdos, permitindo que eles acessem informações em tempo real e participem de atividades educacionais de maneira mais independente. Isso promove um ambiente inclusivo e colaborativo, onde todos os alunos têm igualdade de oportunidades de aprendizado. Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens […]

A Libras é uma língua com condições de proporcionar a comunicação entre os surdos, como também a expressão de sentimentos

A Libras é uma língua com condições de proporcionar a comunicação entre os surdos, como também a expressão de sentimentos, a composição de poesias, a dimensão filosófica, enfim, um idioma completo. Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens Pedagógicas da Educação de Pessoas Surdas: Um olhar nas práticas educativas. Libras. Indaial, SC : Arqué, 2024. Com […]

O surgimento da linguagem resultou na gradual emergência de um complexo sistema de códigos destinados à representação

O surgimento da linguagem resultou na gradual emergência de um complexo sistema de códigos destinados à representação de objetos e atividades. Com o tempo, esse sistema passou a discernir as características distintivas dos objetos, das atividades e de suas interações. Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens Pedagógicas da Educação de Pessoas Surdas: Um olhar nas […]

A Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002, reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais – Libras

A Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002, reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais – Libras, estabelecendo diretrizes e condições para o atendimento das necessidades comunicacionais da comunidade surda. Esta lei determina não apenas a oficialização da Libras, mas também as condições que caracterizam uma escola inclusiva para surdos. NOVAIS, Ivanilda […]

A perspectiva da proposta bilíngue de educação para surdos, depois de desenvolver a língua de sinais como primeira língua

A perspectiva da proposta bilíngue de educação para surdos, depois de desenvolver a língua de sinais como primeira língua, presume que a criança surda deve iniciar o processo de aprendizagem escolar tendo a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua (L2). Em síntese, para que o surdo aprenda a língua portuguesa, deverá, antes, apropriar-se […]

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