a) Calcule a probabilidade de que exatamente 2 produtos estejam vencidos na amostra. b) Calcule a probabilidade de que exatamente 5 produtos estejam vencidos na amostra. c) Construa um gráfico representando a distribuição binomial dessa situação. d) Após meses de aplicação da nova política, você percebe que os índices de vencimento variam entre os diferentes […]
Com base nessa situação, realize os seguintes cálculos: a) Calcule a probabilidade de que exatamente 2 produtos estejam vencidos na amostra. b) Calcule a probabilidade de que exatamente 5 produtos estejam vencidos na amostra. c) Construa um gráfico representando a distribuição binomial dessa situação. d) Após meses de aplicação da nova política, você percebe que […]
Você pode escolher marcos que envolvam o desenvolvimento da numeração, da geometria, da álgebra, da análise, entre outros — o importante é que você consiga compreender e explicar como esse marco contribuiu para o avanço da Matemática. Parte 2: Quadro de Transformações Históricas Para cada um dos marcos descritos na linha do tempo, você […]
Você atua como analista econômico em uma rede nacional de supermercados. A empresa está avaliando a eficácia de uma nova política de logística e armazenamento, que visa reduzir o número de produtos perecíveis vencidos antes da venda. Atualmente, em média 7% dos produtos perecíveis vencem no estoque antes de serem vendidos. Para monitorar essa taxa, […]
Parte 1: Linha do Tempo Comentada (obrigatória) Você construirá uma Linha do Tempo Comentada com cinco marcos históricos obrigatórios, escolhidos entre os períodos e matemáticos estudados nas quatro aulas da disciplina. Para cada marco, você deve preencher os seguintes campos: – Época aproximada. – Matemático ou civilização responsável. – Contribuição matemática feita. – Impacto […]
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e RESOLUÇÃO da situação-problema Você atua como analista econômico em uma rede nacional de supermercados. A empresa está avaliando a eficácia de uma nova política de logística e armazenamento, que visa reduzir o número de produtos perecíveis vencidos antes da venda. Atualmente, em média 7% dos produtos perecíveis vencem no estoque antes […]
O foco da atividade é desenvolver sua capacidade de compreender a evolução histórica de um conceito matemático e de refletir sobre como essa trajetória pode ser aproveitada no ensino atual. Para isso, o trabalho será dividido em três partes principais, descritas a seguir: Parte 1: Linha do Tempo Comentada (obrigatória) Você construirá uma Linha […]
Seu desafio será construir uma linha do tempo comentada, identificar transformações conceituais importantes, propor uma forma de utilizar esse conteúdo na escola básica e refletir sobre como a História da Matemática pode humanizar e enriquecer o ensino. Produto esperado Nessa atividade, você deverá preencher um template estruturado da Atividade MAPA, que será disponibilizado previamente […]
Por meio da distribuição binomial, é possível calcular a probabilidade de determinadas quantidades de vendas ou devoluções, considerando um número fixo de tentativas e a probabilidade de sucesso em cada uma delas. Isso permite antecipar cenários e planejar ações mais assertivas. Além disso, a análise probabilística ajuda a entender melhor os padrões de consumo, as […]
MAPA – MAT – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA – 52_2025 Linha do Tempo Reflexiva: da Mesopotâmia ao Cálculo A História da Matemática revela que os conceitos que hoje ensinamos em sala de aula foram construídos ao longo dos séculos, com contribuições de diferentes povos, culturas, escolas e pensadores. Nessa atividade, você investigará essa trajetória, com foco […]