A formação de células de memória é sempre benéfica? Justifique. CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE MAPA – Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café. – Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina. . – Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. […]
Identifique a constituição dos vírus, uma vez que eles geraram células que se lembravam das infecções que “lutaram”. A formação de células de memória é sempre benéfica? Justifique. CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE MAPA – Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café. – Utilize o formulário […]
Descreva se os eventos imunológicos apresentados correspondem a uma resposta imune inata ou adaptativa. Identifique a constituição dos vírus, uma vez que eles geraram células que se lembravam das infecções que “lutaram”. A formação de células de memória é sempre benéfica? Justifique. CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE MAPA – Assista […]
Por que o paciente se recuperou mais rápido na segunda vez que ficou doente? Descreva se os eventos imunológicos apresentados correspondem a uma resposta imune inata ou adaptativa. Identifique a constituição dos vírus, uma vez que eles geraram células que se lembravam das infecções que “lutaram”. A formação de células de memória […]
Explique os eventos imunológicos que ocorreram no gráfico, considerando as variações na produção de anticorpos no decorrer dos dias, e as diferenças na produção do primeiro e segundo ataque dos vírus. Por que o paciente se recuperou mais rápido na segunda vez que ficou doente? Descreva se os eventos imunológicos apresentados correspondem a […]
Paciente masculino, 25 anos, procurou atendimento médico por estar com dor de garganta, dificuldade para engolir e febre. Na avaliação clínica, o médico observou que a garganta estava vermelha, mas não apresentava pus. Logo, ele disse que se tratava de um quadro viral e receitou medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. O paciente seguiu as orientações […]
Se o seu corpo combater um vírus uma vez, o mesmo vírus provavelmente tentará atacar novamente. Depois de todo o trabalho necessário para se livrar dessa primeira infecção, seria uma pena ter que fazer tudo de novo. Uma característica surpreendente do seu sistema imunológico é que ele se lembra das infecções que “lutou”. Isso […]
Considerando esse desafio, como a utilização de metodologias ativas (como debates, projetos e jogos didáticos) pode contribuir para superar esse obstáculo dentro da perspectiva CTSA, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos? RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Educação (Bauru), […]
No artigo “Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar”, Ricardo (2007) aponta que o ensino de Ciências, em muitos casos, restringe-se a informações ilustrativas e fragmentadas, sem promover a reflexão crítica e a articulação com a vida cotidiana dos estudantes. Esse distanciamento acaba dificultando a compreensão do papel da ciência […]
c) DIFERENCIE período de eclipse e período latente dos vírus.
