Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 25–36 de 45 resultados
Ciências Biológicas
ferramenta muito utilizada por professores é a construção de mapa mental, o qual consiste em uma estrutura visual cujo objetivo é organizar ideias, pensamentos ou conceitos mais complexos. O diagrama parte de uma ideia central e, a partir dela, criam-se ramificações (linhas de conexão) para assuntos relacionados ao núcleo central. Tais ramificações com ideias ou características ligadas ao tema podem vir acompanhadas de frases curtas ou tópicos. A ideia do mapa mental é organizar, de forma leve e visual, os conceitos, as classificações e as características de um tema central mais complexo, desencadeando uma linha de raciocínio. A utilização de cores, formatos, escritas de diferentes tamanhos e inserção de imagens é incentivada, pois facilita a memorização e a síntese das informações de forma criativa.
Fichamento e catalogação: – Cada exemplar deve ter as características de nomenclatura: nome popular mais comum, nome científico da espécie mais comum, Reino, Filo, Classe, Ordem. – Apresentar as principais características da Ordem: morfologia, habitat, modo de alimentação, de reprodução, ciclo de vida, relação com outros animais, co-evolução com plantas e serviços ecossistêmicos envolvidos.
IMPORTANTE! Cada foto deve ter como marca d’água a data, hora e se possível a localização do momento da captura; ou fazer uma selfie próximo aos animais, a fim de comprovar a origem e sua autoria da fotografia (para inserir a marca d’água faça o seguinte: abra a câmera do seu celular> Configurações> Modos> Marca d’água> Ativar> Marcar data e hora nas fotos).
Insetário Virtual: construção coletiva e divulgação científica As tecnologias educacionais são ferramentas e recursos usados para melhorar o ensino, a aprendizagem e a investigação criativa. As tecnologias de visualização se enquadram nessa categoria e abrangem uma grande diversidade de estratégias, desde infográficos simples até formas complexas de análise de dados visuais. Como profissionais da educação, temos que assumir uma responsabilidade ambiental e social, ao propiciar o resgate dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos que já foram trabalhados, constituindo o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria à prática e ao aproximar com a vida real e a observação. Ademais, devemos promover situações que despertem o interesse nos estudantes em relação à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, por exemplo.
Instruções: – Tema da aula: escolha um tema de aula relevante para a sua disciplina ou área de conhecimento, que permita a aplicação eficaz da metodologia ativa escolhida. Utilize a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), Sala de Aula Invertida ou Instrução entre Pares (Peer Instruction). – Elaboração do Plano de Aula: desenvolva uma aula mais interativa. Um Plano de Aula detalhado, incluindo objetivos de aprendizagem, conteúdo a ser abordado, atividades planejadas e recursos necessários. Certifique-se de que o plano esteja alinhado com os princípios da metodologia ativa escolhida e com as características do ensino a distância.
Lembrando que nossa missão é social, e nossa atuação profissional precisa considerar os aspectos sociais e de vulnerabilidades de minorias, envolvidos nessas discussões. O seu texto deve ter entre 30 e 40 linhas. Deixo algumas leituras para orientar sua busca e construção textual. Lembre-se: a pesquisa e leitura de informações em fontes de rigor cientifico e com confiabilidade fazem parte de sua formação e atuação como educador. Não se restrinja a essas leituras indicadas. Use de sua autonomia e busque mais, sempre mais.
Levando em consideração os documentos norteadores do planejamento escolar, apresentandos no texto, pesquise em seu livro didático, da disciplina de Prática de Ensino: Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Biologia, e sintetize, em no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas, o que é o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Trabalho Docente, e sua importância à comunidade escolar.
MAPA – CBIO – GENÉTICA E EVOLUÇÃO – 53_2024
MAPA – CBIO – PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA – 52_2024
MAPA – CBIO – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2024
MAPA – CBIO – ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS E PARASITOLOGIA – 52_2024
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa Política de privacidade.
Cadastre-se